Geralmente falam que a mulher só pode ter filho até uns 35, pq depois a chance de ter filho problemático é alto, enquanto o homem pode ter filho pro resto da vida.

Mas o que a grande maioria não sabe é que o homem também fica passado pra construir uma família. Com o passar do tempo seus espermatozoides vão perdendo qualidade. Sendo que os genes dos homens pesam 80% nos casos de bebês com problemas de saúde, como autismo e outras deficiências de formação.

https://www.google.com/amp/s/oglobo.globo.com/brasil/idade-do-pai-afeta-mais-que-da-mae-no-surgimento-de-alteracoes-no-dna-dos-filhos-21849386?versao=amp

Falam tanto das mulheres, porém ser um pai mais velho é pior do que ser uma mãe mais velha. Estudos publicados em revistas de grande renome cientíco, como Nature e Science.

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/01/23/ciencia/1548272347_448618.html?outputType=amp

*créditos a uma anônima aqui no site.

elas perguntam
14 11
eles respondem
anônimo
14/11/2023 07h40
Homens velhos prejudicam a qualidade genética de seus descendentes sim, mas a qualidade de vida tem muito impacto sobre isso. É preferível um velho de 60 que nunca fumou nem bebeu, praticou exercícios e comeu bem do que um gordo fumante de 25. Biologicamente o segundo é mais velho.

Já a mulher tem prazo de validade reprodutivo objetivo relacionado à capacidade de concepção. Mais de 35 anos pode nem conseguir mais ter filhos de jeito nenhum, às vezes nem mesmo com reprodução assistida. É claro que a qualidade de vida também influencia. Uma mulher obesa tem bem menos chance, por exemplo.
14/11/2023 11h46
@luninha Acho que a idade que você mencionou no caso das mulheres está um pouco conservadora. 35 anos e já vai nascer filho problemático? De cabeça eu lembro de umas 4 mulheres do meu convívio que tiveram filhos com idade entre 35 e 40 anos e que não precisaram de nenhum tratamento pra engravidar e não tiveram filhos problemáticos.
Minha sogra teve minha esposa com 36 anos.
Minha irmã teve minha sobrinha com 35 anos.
Uma amiga minha teve seu filho 41 anos e o moleque foi pajem do meu casamento. Tem uma mulher que trabalhou aqui na empresa tb e engravidou do namorado aos 40 anos. O namorado dela tinha 27.
O negócio é o seguinte, se essas mulheres tiverem boa saúde, seus aparelhos reprodutores ainda vão funcionar por mais tempo.
anônimo
14/11/2023 11h30
Para muitas emrpresas, até 30 anos infelizmente
14/11/2023 07h32
A qualidade do esperma depende de vários fatores, não é só idade não.
14/11/2023 11h51
Quem quer ter filho, hoje em dia?
Os que têm, dizem que foi "por acidente", jajaja!
14/11/2023 11h47
Tudo tem prazo de validade.
anônimo
14/11/2023 13h13
A sociedade morderna diz pra mulher mandar o fodase pra familia e filhos e escolher carreira.
Mas a mulher tem prazo de validade tanto para ter filho como para escolher homem, se a mulher escolher carreira e pegação lá na frente ela pode n conseguir competir com as mais novas.

A mulher é o principal na gravidez já que é ela que gera, o homem pode ter filho mais filho sim até pq o homem sempre foi o provedor. Ele precisa adquirir recursos primeiro para depois ter uma mulher. Coisa que não existe para as mulheres, elas já podem escolher no inicio da vida.

A sociedade agora quer colocar o homem e a mulher no mesmo barco, mas é mentira.
anônimo
14/11/2023 12h46
Só tem um problema nas matérias que você compartilhou. Elas falam que o estudo foi feito na Islândia, país em que a maior parte da população possui algum grau de parentesco, ou seja, os riscos de casais terem um filho com algum problema de saúde já são maiores do que o normal. Inclusive, eles criaram um app para verificar se a pessoa que você está saindo não é seu parente em algum grau.

Como o estudo tem essa condição, não é possível generalizar a conclusão para países como o Brasil, por exemplo, que possuem uma população bem mais mista que a da Islândia.
14/11/2023 11h48
sim, tudo na vida tem, inclusive minha vontade de viver
14/11/2023 11h22
Até os 22 anos
anônimo
14/11/2023 09h02
De qualquer modo, filhos são melhores na juventude. Como as pessoas deixam para depois, congela-se óvulos, artistas famosos tem filhos com 50, etc... as pessoas, homens e mulheres, vão entrando numa região nebulosa.
14/11/2023 09h00
Pra mulher e bem mais complicado engravidar depois dos 35
anônimo
03/12/2023 20h19
Concordo linda, o machismo está destruindo todos nós, estes homens escrotos estão lhe fazendo mal, eu posso protege-la, posso cuida-la e zela-la vossa humilde pessoa.
elas respondem
14/11/2023 07h33
Homens inventam tudo que é discursinho para não se compremeter
14/11/2023 07h38
É fato que a maioria das crianças com Trissomia 21 (Sindrome de Down) são acarretadas pelo genes dos pais mais velhos. Então de certa forna, esse é um dos muitos exemplos que mostram que um homem não é fértil para o resto da vida, pelo menos, não é fértil da maneira saudável.

Esse pensamento de mulheres tem prazo de validade foi criado pelo senso comum que se contenta apenas com os fatos óbvios e não pesquisa por mais.
anônima
14/11/2023 23h21
Tenho um familiar que teve filho já com idade avançada (ele tinha 45) e o BB nasceu com problemas
14/11/2023 23h18
Não, quem pensa assim ja tá desmiolado. Não é pq a pessoa não tem mais capacidade reprodutiva que ela deixa de acrescentar para a sociedade
anônima
14/11/2023 23h16
Todos temos prazo de validade
anônima
14/11/2023 22h57
Tem mulheres q tem ate 40 anos
14/11/2023 11h27
No aspecto de gerar filhos, apenas.
14/11/2023 07h31
Isso é uma burrice
anônima
03/12/2023 19h28
Nada a ver. Minha tia teve o meu primo nova e o meu primo é um psicopata que já matou até pessoa. Tem empatia e remorso por ninguém.
anônima
03/12/2023 20h07
Nem sei.