O Brasil está na frente no quesito ambiental. Não apenas somos um dos países que mais preservam, mas estamos bem avançados a ter uma matriz energética verde, ou seja, sustentável e que não agrida o meio ambiente.

Só os EUA e a China, poluem muito o mundo. Essas duas potências estão destruindo o mundo pela ganância em busca de ser a maior economia mundial?

Essas mudanças bruscas e intensas do clima são um dos reflexos das mudanças climáticas e as coisas ficarão cada vez piores se as potências globais não tomarem logo uma iniciativa.

PS: A Suiça é um dos 10 países mais sustentáveis do mundo. O que indica que, proteção ambiental também pode resultar em outros tipos de investimento e lucro. Um país que prioriza uma política econômica verde e sustentável, não significa que irá a falência ou pobreza, como muitos supõem.

eles perguntam
2 11
elas respondem
Wy-
14/11/2023 17h22
vão querer acabar mais com o nosso país, e infelizmente vamos permitir
14/11/2023 14h47
O mais engraçado é que a China tá investindo pesado em clean energy com painéis solares por tudo que é lado mas ainda é um país que queima muito carvão pra produzir energia.
EUA tá tentando fazer transição energética com hidrogênio mas a produção dele ainda é poluente.
Esse lance de "ir a falência" por priorizar política econômica verde é por causa de Cuba..
eles respondem
14/11/2023 14h42
Tem uma diferença de tamanho e escala aí. Comparar 8 milhões da suiça com um país de 1,5 bilhões não faz muito sentido. Nem a indústria brasileira e suíça com a americana e chinesa. O mundo não demanda produtos da suíça como demanda da china.

Mas a china ao mesmo tempo que lidera em poluição (em termos absolutos, pois por habitante EUA produz mais poluição), é o país que tá na liderança da corrida da transição energética.

https://veja.abril.com.br/agenda-verde/china-tem-ganho-recorde-com-renovaveis-e-deixa-eua-e-europa-para-tras

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2022/07/09/como-a-china-conseguiu-cortar-pela-metade-a-poluicao-do-ar-em-7-anos.htm

https://ecoprotech.com.br/entenda-como-a-china-transformou-desertos-em-florestas-verdes/

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-62053174

https://gizmodo.uol.com.br/china-inaugura-maior-usina-de-producao-de-hidrogenio-verde-do-pais/

Aliás, uma notícia revolucionária e pouco divulgada, merecia mais atenção:

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-11/petrobras-refina-100-de-oleo-de-soja-pela-primeira-vez
14/11/2023 14h19
Aí que entra a Transição Verde. Em termos de energia já temos várias alternativas. O grande vilão é na realidade a construção civil, já que a produção de concreto emite uma quantidade imensa de poluentes e não temos alternativas (para os outros vilões temos respostas viáveis ou em estudo para serem viáveis).

O Biden tomou algumas decisões para combater esses cenários, isso é positivo. Mas os estudos precisam continuar para fazer as alternativas serem mais viáveis. O progresso está bom, as energias renováveis estão ganhando espaço, mas precisariam ser muito mais incisivos para evitar que o ponto sem volta seja atingido.
anônimo
14/11/2023 14h20
Estamos pagando o ganso
anônimo
14/11/2023 16h00
Tudo começa na parte: onde você mora hoje, no passado tinham árvores, nascentes e animais, depois uma combinação de tecnologias poluentes, consumismo e não reciclar
14/11/2023 16h46
Estamos pagando
anônimo
14/11/2023 14h24
Suíça é um país minúsculo perto de EUA e China, demandas energéticas menores. Sem delírios imperialistas, e sem querer dizer o que é verdade, o mundo se vira com o que é possível. Se sair da questão energética e pensar no plástico, muito daquilo que já sabemos resolver esbarra nos custos e dificuldades de execução.
14/11/2023 14h35
Sou desinteressado por esse assunto.
14/11/2023 17h05
O que você está fazendo a respeito?
14/11/2023 14h27
Lógico. Eles que mandam e os fracassados obedecem. Isso inclui a Europa. O povo tem condições de vida melhores que o terceiro mundo, mas os governos continuam sendo, em geral, capachos.
14/11/2023 17h18
Sim, somente os troxas n encheram isso
anônimo
14/11/2023 17h25
A Amazônia é o pulmão do mundo

World's lung. Viva o ecocentrismo