A princípio, eu achava que tudo deveria ser pauta de conversas francas, com o tempo, fui tendo a impressão de que alguns desgastes devem ser evitados e a gente tem que engolir certos incômodos
Se a pessoa não te ouve e não está interessada em melhorar as o relacionamento é complicado.
Mas no meu ponto de vista, nesses casos não vale a pena nem estar com uma pessoa dessas que não vai levar em consideração coisas importantes tu tenha a dizer.
As pautas que te incomodam devem ser discutidas sim, um relacionamento que não tem uma boa comunicação está fadado a terminar.
As conversas francas são como as verdades e as mentiras, em um mundo ideal todos poderiam falar verdades e o mundo seria perfeito, mas no mundo real, muitas vezes falar a verdade é pedir para sofrer as consequências que ironicamente quem merece não sofre(Por isso que os mentirosos se saem bem na sociedade), logo o equilíbrio deve ser buscado pelo casal que pretende cultivar o hábito de conversas francas.
Eu só evito falar se for algo muito bobinho. Penso que engolir incômodos desgasta a relação, você vai acumulando várias mágoas pequenas até se tornar algo muito maior.