Esse índice não serve pra nada. O que explica melhora em índices econômicos e sociais é desenvolvimento. Que é puxado por politicas de medio-longo prazo e investimento, não apenas emprendedorismo. Pegue os países nórdicos. Melhor IDH, economia altamente competitiva e maior carga tributária do mundo. EUA, foi um pacto federativo para desenvolver a própria industria com um brutal protecionismo ao mercado estrangeiro. China, se fechou por quase 40 anos, o Estado fortaleceu as empresas nacionais, depois da abertura virou o varejo do mundo, disputam com as empresas nacionais de qualquer país de igual pra igual. A Tesla só entrou na China com concessão de tecnologia, e hoje é a terceira ou quarta empresa de carros elétricos, a nacional BYD já passou à frente. Século XXI e vemos china reclamando na OMC dos EUA prejudicarem o comercio de chips de semicondutores com suas sanções.
Não existe fórmula mágica, ainda mais em países desiguais. Aliás, acho que só na internet( youtube e artigos de think tanks estilo heritage fundation) esse índice é levado a sério, ou melhor, usado como propaganda da ideia de que governo atrapalha economia. Não lembro de algum economista sério fazendo algum artigo, livro ou pesquisa. Tampouco o Banco Mundial ou FMI usando isso como base pra alguma coisa.
Se liberdade econômica trouxesse desenvolvimento as ilhas cayman seriam o paraíso na terra, não apenas paraíso fiscal kkkkkkk
Liberdade econômica não explica o desenvolvimento de um estado, SP, MS e ES estão empatados nesse índice sendo q os dois últimos são bem menos desenvolvidos que SP.
Acho que falar de liberdade econômica no mundo atual é como falar em gelo no mundo do fogo.
Essas analogias com esses indicadores são reflexo de uma sociedade que existia há várias décadas atrás, mas que hoje em dia, podem gerar várias correlações inadequadas. O ocidente livre é uma coisa que praticamente desapareceu e tem hoje uma existência muito frágil, embora muitas coisas tenham sido "herdadas" atualmente do que foi plantado nesse modelo.