eles respondem
Aqui no DF a concessionária de energia é "privatizada" e o serviço melhorou bastante. Especialmente quanto ao atendimento domiciliar, transparência e até na questão de estabelecer contratos públicos.
Antes se pingasse uma gota de chuva a energia era cortada. Agora pode dar um tufão que continua energia boa e contínua.
Detalhe: a empresa estatal responsável pela água deu uma melhorada considerável na questão de continuidade do serviço, transparência, comunicação e inovações tecnológicas. Será medo do rolo privatizador???
Não sei do caso específico da Sabesp.
Aqui na minha região quando privatizaram a empresa de energia elétrica o serviço melhorou muito, e se quisessem privatizar a CORSAN, empresa de saneamento daqui, eu seria a favor.
100% a favor.
Poderia fazer igual o Milei com as Aerolíneas Argentinas, distribuir as cotas da empresa entre os próprios funcionários que não reclamaram nem um pouco. Só os malditos parasitas sindicalistas ficaram putos mas quando um sindicalista fica puto, eu sempre fico feliz.
Estatal é só gasto inútil para manter boquinha de vagabundo acomodado. Dada de graça já é lucro.
O foda é que Sabesp cumpre uma função monopolista no estado de São Paulo, abrangendo metade do estado todo. Privatizar uma empresa assim é complicado. Não sou contra a privatização, mas acho que isso deveria ser feito com mais planejamento.
O correto seria fazer de um jeito que houvesse mais competição no setor, talvez dividir a empresa em 2 ou 3 e abrir para outras empresas também. Além disso, proibir a venda para empresas de outros países que tem alguma ligação com governos locais. E, dar preferência a compradores brasileiros.
Sinceramente, me irrita um pouco ver quando uma grande empresa essencial do país é controlada por algum agente externo do país. Temos que privatizar sim, mas protegendo nossa soberania ao máximo possível.
A favor. Sou a favor de privatizar quase todas as estatais. Não apenas privatizar (até pq só privatizar muitas vezes é só um pequeno passo). Mais importante é abrir o mercado para que um numero maior de empresas possa prestar o mesmo serviço, gerando concorrência e abaixando os preços.
Nenhuma empresa pública que atenda serviços essenciais a população deveria ser vendida, e sim reestruturada, replanejada, reorganizada.
Serviços essenciais servem muito bem a população. E o lucro dessas empresas devem ser reinvestido na própria empresa para melhoramento do serviço e barateamento do mesmo.
Vender a empresa ao setor privado busca o objetivo da lucratividade, em consequência o sucateamento e encarecimento do serviço
Não tenho opinião sobre o assunto