O básico pra prestar é ser educada, respeitar a família, interessada em trabalhar e estudar, construir um futuro digno.
Depois no dia a dia vc vai observando se o estilo de vida dela combina com o seu perfil, se ela gosta de sair, beber, fumar . Verifica como ela trata as pessoas ao redor, se é respeitosa, se fala muito palavrão, se usa drogas, se é limpa, se ajuda os pais. Dá uma verificada no passado dela, sem neura, só uma verificação pra saber se não é uma moça que dá pra todos ao seu redor. É normal não ser mais virgem ou ter algum histórico, mas verifique se isso não te incomoda de alguma forma.
Verifique se é uma moça interesseira, que só está com vc pelo que vc proporciona, não pelo que vc é . Verifique se a moça já é mãe, caso seja, vc terá que ter em mente que ao assumi-la, assumirá o papel de padrasto das crianças. Se isso não te incomodar, ok.
Durante a convivência, vá analisando se é uma moça muito nervosa, mandona, ciumenta ou futil. Isso a longo prazo pode te incomodar.
Se fosse meu filho eu daria esses conselhos.
Tem que arriscar, ninguém vem com a frase
"Não presto" escrito na testa, tenta observar a maneira como ela se comporta com outras pessoas, se flerta com vários homens enfim...
Eu tenho dois pés atrás com pessoas divorciadas ou que fizeram filhos sem estar casados.
Eu acho que quando uma pessoa casa e separa, é porque não foi boa companheira(o).
Preste atenção em quem são os ex da pessoa, isso diz muito. E também como ela trata os familiares.