Pra começo de conversa : eu moro na zona rural, não consigo arrumar trabalho pq não tem ônibus todo dia para eu ir para a cidade e moro com a minha mãe

Eu agora entendo pq todas as minhas irmãs foram embora e só eu fiquei aqui em casa

Minha mãe recebe aposentadoria e recebe pensão por morte e não trabalha,eu dependo dela pra tudo, esses tempos eu pedi para ela pagar um curso para mim, que era 160 por mês e ela pagou uma vez,UMA VEZ uma consulta para mim pq eu tava tendo cólica todo dia e não tava conseguindo nem andar direito por isso,a consulta foi 300 reais e foi em fevereiro ( guardem essa informação), depois disso eu não pedi nada para ela, só ia para o curso e nem comer eu comia para não dar gasto para ela( o curso começava as 8:00 e terminava as 12:00,mas para ir para o curso eu pegava o ônibus que passa aqui as 5:00 e chegava na cidade 7:45 e na hora de voltar eu pegava o ônibus das 14:00 e chegava na minha casa as 15:30,ou seja,eu passava o dia sem comer nada para não dar gasto) ,aí eu pedi minha mãe um tênis para eu ir para o curso pq a rasteirinha que eu ia tava descolando e tava machucando meu pé, minha mãe brigou comigo e jogou na cara que ela paga tudo para mim, até a feira do mês ela jogou na cara o tanto que gasta,ela jogou na cara que gastou com minha consulta,com curso e com tudo mais e tudo isso pq eu pedi um tênis,eu contei para minhas irmãs e elas falaram que passaram pela mesma coisa,mas quando eu digo que vou para a cidade para conseguir emprego minha mãe fica falando que eu vou abandonar ela sendo que ela me dá de tudo e eu não agradeço, sendo que eu não corri atrás de ter minha vida por causa dela,e ela ainda fica me tratando como se eu fosse um lixo, mas quando eu digo que vou embora pra cidade para conseguir um emprego e ter uma vida,todo mundo me xinga,fala que eu não posso abandonar ela e todo mundo sabe oq eu posso nessa casa e ninguém conversa com ela , eu penso seriamente em abandonar tudo e me matar, é o único jeito de ter paz aqui.

elas perguntam
16 9
eles respondem
03/12/2023 10h00
Sua mãe é uma chantagista emocional.
Se ela quisesse o seu bem iria estar te incentivando a crescer e não te podando.
Se você ficar nessa vai cair em um ciclo sem fim e quando for ver já vai ser uma mulher de meia idade sem emprego, sem experiência e dependendo de uma aposentadoria da mãe.

*

Converse com suas irmãs. Peça abrigo pra elas por alguns meses.
Sai daí e vai pra cidade nem que seja pra fazer faxina ou pra vender bala no sinal.

*

E outra coisa, para de desperdiçar dinheiro fazendo curso porque a maioria desses cursos te vendem a ilusão de que você vai conseguir emprego, mas não é bem assim.
Procure aprender coisas na internet que possam ser colocadas em prática pra te gerar renda.
Aprende como fazer um brigadeiro, uma faxina, como revender produtos da avon.
Você precisa de DINHEIRO para se erguer então tem que começar a procurar coisas que vão te dar dinheiro imediatamente ao invés de fazer cursos que te prometem dar emprego no futuro.

*

Abraço e fique bem!
29/11/2023 12h01
Você está esquecendo do mais importante: como você vai ficar depois que sua mãe partir? Se a única renda da sua casa é a aposentadoria e pensão por morte dela, isso quer dizer que vocês não produzem nada. Sua mãe age assim porque sabe que a situação é ruim e ela provavelmente tem medo, frustração, angústia ou coisa parecida. Se você se importa com a sua mãe, deveria sim pensar nela, e não abandonar ela aí. Mas se vocês realmente não produzem nada, você vai ter que fazer alguma coisa, pro seu próprio bem. O melhor seria você conversar com ela devagar, pra ela se acostumar a pensar no assunto. Pelo que me pareceu, ela (e talvez a família toda) deve renegar o problema, então você deve fazer com que ela se acostume a pensar no problema sem morrer de medo. Aí mais tarde ela vai conseguir conversar racionalmente e talvez você consiga convencê-la a trocar o sítio por alguma coisa na cidade, onde você vai ter mais chance de ganhar alguma renda. Vocês provavelmente vão precisar da ajuda dos familiares, se tiverem algum na cidade seria bom. É bem possível que você se arrependa se tentar se virar sozinha assim desse jeito, sem nenhuma experiência de emprego nem nada que te mantenha na cidade. Cuidado com os conselhos de quem vive a vida só na internet e não conhece o mundo real, porque fazer merda às vezes dá merda.
anônimo
29/11/2023 13h24
Sua situação realmente é injusta e bem ruim. Sua mãe escolheu ter filhos, suas irmãs escolheram se mudar, mas você não pode escolher o que fazer com a sua vida?

Junte suas irmãs e avise que está se mudando pra cidade e que todas vocês precisam se organizar pra cuidarem da sua mãe.

Tem um mundo lá fora e sua vida tá passando
anônimo
29/11/2023 11h50
Tente ser compreensiva com ela também, converse com ela direitinho, com jeito.
29/11/2023 11h50
Eu sei lá maluca
anônimo
03/12/2023 14h33
Se você souber cozinhar bem e for bonita, eu te tiro daí!
29/11/2023 11h07
faça oq for melhor pra vc, por mim, sairia daí sem pensar.
03/12/2023 14h27
Aí meus olhos.
03/12/2023 10h17
Olha, se matar, não é a solução. No seu lugar, eu falaria com suas irmas, explicava tudo, e o melhor realmente é ir embora pra cidade, ja que sua mae é a provedora mas não te ajuda. Mesmo que ela se faça de vitima. Fale com suas irmas pra voce mora um tempo com elas, ate se estabilizar.
anônimo
29/11/2023 12h24
Não se mate.
anônimo
29/11/2023 12h13
Caramba
anônimo
29/11/2023 11h19
Saia daí o quanto antes, tu não deve nada para tua mãe, ainda mais uma pessoa como ela. Vai jogar tua juventude fora por causa dessas chantagens emocionais dela ou de outras pessoas.
anônimo
29/11/2023 11h12
99% das mães são assim
29/11/2023 11h11
Sua mãe é maluca.
anônimo
29/11/2023 11h10
Moça, pense assim: Você quer uma vida sofrida e com pensamentos de suicídio, OU você quer melhorar e ter um emprego onde você consegue suas coisas?
elas respondem
anônima
29/11/2023 11h12
morar na roça não te impede de arrumar algo, nem q seja um bico pra tirar vc e sua mãe disso, alugar uma casa na cidade e estudar.
Entenda tb que não é fácil pra uma mãe essa situação
29/11/2023 11h14
Parece que a sua mãe quer que tu continue dependente dela. Ela não é normal, tem que tomar cuidado porque ela pode controlar o seu psicológico te fazendo sentir culpa. Pra começar, é lógico que ela tem que pagar as coisas básicas pra ti e para suas irmãs, ela é sua mãe e é responsável por te dar uma vida minimamente confortável. Você por acaso vai ir descalça para o curso? vai passar fome? ela claramente está te controlando. Odeio este tipo de genitor/genitora, acham que podem fazer o que quiserem com os filhos só porque deram a vida, projetam os próprios problemas nos próprios filhos.
Se matar não vai adiantar em nada. Você tem que cumprir a sua missão na vida, precisa buscar teus objetivos e realizações pessoais. Comece a se impor para a sua mãe, começa a falar pra ela tudo o que está engasgado, ela vai começar a entender que não tem mais controle sobre você. E SIM, VÁ BUSCAR EMPREGO EM OUTRO LUGAR! Tu precisa ter independência em relação à tua mãe, e isso começa com a independência financeira. Aí tu vai poder ajudar tuas irmãs a evoluírem junto de ti. Quem sabe algum dia pagar um psicólogo para a sua mãe, né? ela está precisando urgentemente!

Não dê ouvidos aos outros, você não estará abandonando ela. Estará SEGUINDO A SUA VIDA, se tornando independente e adulta. Não seja manipulável!
anônima
29/11/2023 12h19
Ela te maltrata e faz Jogos emocionais
Moça vai viver a sua vida
Arrume um trabalho, pague um aluguelzinho, vc não vai ter riqueza mas vai ter paz.
anônima
29/11/2023 12h21
É necessário pensar mais em você.
anônima
03/12/2023 11h45
Não deixe de viver por causa da sua mãe. Você tem as suas irmãs como rede de apoio, tente viver com uma delas.
03/12/2023 10h10
Se arranje em outra cidade e depois leve tua mãe pra morar contigo. De preferência vá pra perto das outras irmãs, assim poderá dividir a responsabilidade de cuidar da mãe com elas.
Juntando um salário mínimo seu mais a pensão dela vcs conseguirão viver melhor, e vc não dependerá mais dela pra formar sua vida.
Tem horas que vc precisa dar uma de louca, mandar os parentes ir se foder pra poder alcançar uma libertação. Isso não significa que vc vai abandonar sua mãe. Quando estiver empregada e morando num aluguel, dê a opção de tua mãe morar com vc, se ela recusar, o problema é dela, tua parte tu fez.
anônima
29/11/2023 11h54
Qual sua idade. Ela tá fazendo chantagem emocional e vc tá caindo. Vá pra cidade e viva sua vida. Quando vc tiver melhor chama ela pra morar com vc, se ela n quiser ir, pelo menos vc fez sua parte. Vc n estará sendo ruim ou mal agradecida fazendo isso, vc estará fazendo oq é melhor pra vc, e isso n é egoísmo. Não se anule por conta de chantagem emocional
29/11/2023 11h23
Vende essa roça no fim do mundo e compra algo na cidade e muda vc e ela pra civilização... fim.
29/11/2023 11h10
@DJ2Julia vc precisa ter sua própria vida