Antigamente as pessoas tinham mais filhos, seja por acidente por não saber usar preservativos ou por ter esperança por um futuro melhor, porém hoje a taxa de natalidade geral está diminuindo, seria isso por que não há muitos relacionamentos saudáveis, por que casais não querem colocar filhos neste mundo em decadência?

eles perguntam
11 13
elas respondem
30/11/2023 11h58
Egoísmo, falta de recursos, falta de estrutura psicológica, modismo, influência de certos movimentos e ideologias, medo. A lista é longa.
anônima
30/11/2023 11h52
Porque ter filhos é pura perda de tempo e dinheiro gasto desnecessariamente, fora o fato de não ter retorno nenhum colocando vidas neste mundo caótico caminhando para a destruição.
Casais inteligentes jamais terão filhos e vão se dedicar um ao outro sem filhos se intrometendo na relação.
anônima
30/11/2023 12h03
O mundo tá uma bosta, ter filhos pra quê? Eu não quero ter um filho e ele odiar existir igual eu odeio, não quero que ele sofra, que ele deseje morrer. Não sou rica, não vou poder da tudo do melhor pra ele, só teria filho se eu pudesse da tudo que ele quer e ter tempo pra cuidar e proteger ele, se eu pudesse fazer de tudo pra ele ser feliz.
anônima
30/11/2023 12h17
Eu não quero ter filhos, pelo simples fato que não me vejo como mãe, se for pra gerar uma criança e ela sofrer nesse mundo, eu prefiro evitar isso. O meu objetivo é ter sucesso na carreira para poder aproveitar a minha vida, mas não quero que um filho atrapalhe isso. E se ele(a) não dar valor a tudo que eu for construir? Fora que filho se cria para o mundo, e não para mim, por isso mesmo que eu acredito que seria uma mãe tóxica, tenho certeza que eu não aceitaria ter um filho pensando diferente de mim.
Isso não tem nada a ver sobre o casal não ter um relacionamento saudável, eu e meu parceiro só queremos liberdade para aproveitar nossos futuros esforços e transar em todos os cômodos da casa sem ter nenhum filho atrapalhando.
Obs: Minha mãe só me teve quando aproveitou muito a vida e se sentiu preparada para ser mãe, isso é o certo.
anônima
30/11/2023 11h59
Concordo com você meu irmão teve 4 filhos o burro
anônima
30/11/2023 12h04
Tem umas que realmente não gostam mesmo
Eu mesmo tenho medo de engravidar porque meu corpo se acabaria muito rápido
anônima
30/11/2023 11h45
O fato de muitos casais não quererem ter filhos tem nada a ver com relacionamento não ser saudável, bem pelo contrario. Muitas mulheres, numa relação de merda, acham que tendo filhos vão segurar os homens. Agora a decisão do casal não ter filhos, é exatamente num relacionamento saudável onde existe o consenso de não colocarem inocentes num mundo cruel, ou ainda se bastarem um ao outro e quererem desfrutar ao maximo suas vidas sem o estorvo de criarem filhos ou de terem de trabalhar dobrado para sustentar a prole.
anônima
30/11/2023 12h37
vai faltar mão de obra, o pobre não querendo ter filho, quem vai ser faxineira? gari? trabalhar em mercado
anônima
30/11/2023 12h49
Criar filho em zona rural é mais barato
anônima
30/11/2023 13h16
Tenho muitas doenças genéticas e não quero passá-las a filhos.
30/11/2023 13h28
Acredito que hoje em dia e porque as pessoas estão terceirizando a educação dos filhos, não tem paciência e muitos acham que serão privados de fazer algumas coisas. Outros pela parte financeira, nem conseguem cuidar deles próprios.
eles respondem
30/11/2023 12h09
São fracos, fracassados e perdedores. Riqueza não é garantia de felicidade, conforto não é garantia de felicidade. Essa geração de fracassados não entende isso.

"Pode-se deduzir que a vida é dor, porque vontade é desejo daquilo que não se tem, é ausência, privação e sofrimento, sobretudo se considerado o fato de que satisfação duradoura e permanente objeto algum do querer pode fornecer."
— Arthur Schopenhauer.
anônimo
30/11/2023 11h37
As pessoas não querem enfrentar a vida, se esforçar e conquistar coisas. Preferem solidão, preguiça e vazio existencial.
30/11/2023 13h10
Jamais penso em ter filhos no bostil. Não quero colocar meu filho em um lugar que só oferece desvantagens. Quando eu vazar daqui, daí eu penso em ter filhos.
30/11/2023 11h23
O custo de vida subiu muito devido aos erros recorrentes cometidos nos últimos 100 (número arbitrário só porque as cagadas começaram a ser mais frequentes por aí) anos por aí, principalmente na estruturação das relações de trabalho e dependência excessiva de novas tecnologias, abrindo mão de certas independências em troca de conveniências. Também tem essa questão de menos gente querer se casar e preferir ficar se comendo sem compromisso. Imagina a sociedade daqui 50 anos cheia de idosos frustrados porque perderam a vida toda se comendo e não arrumaram ninguém pra fazer companhia na velhice, não tendo família, tendo que bancar antidepressivos morando de aluguel e com capacidade limitada de trabalho. Vai ser bem louco.
30/11/2023 11h59
Porque estamos no mundo moderno
anônimo
30/11/2023 11h25
A resposta está na sua pergunta.

Porque pessoas ficam fazendo perguntas que elas mesmas sabem a resposta?
30/11/2023 11h38
pq dá trabalho
anônimo
30/11/2023 11h28
A resposta está na sua pergunta
30/11/2023 12h20
Filho existe muito tempo, dedicação e dinheiro. A maioria não quer abrir mão disso.
Não acho que esteja relacionado com o mundo em "decadência".
30/11/2023 12h56
Talvez seja por opção mesmo, ué.
A camisinha custa 10 reais, o leite ninho quase 60... A escolha mais sensata é a camisinha.
Filho é só dor de cabeça, gasto financeiro...
30/11/2023 13h06
por que casais não querem colocar filhos neste mundo em decadência?

Pra mim esse sempre foi maior obstáculo, eu não tinha coragem de colocar uma vida nesse mundo podre em que vivemos.

Além de coragem pra colocar filhos no mundo, também demanda muito tempo e dinheiro.

E com as mulheres presentes no mercado de trabalho há sempre o receio de comprometer a carreira por ter filhos, muitas empresas ainda veem a mulher como um mau profissional por isso.
01/12/2023 03h51
Também não entendo
01/12/2023 18h43
Culpa do capitalismo opressor