eles respondem
A Guiana já deu aval para o governo americano ajudar e eles irão, se precisar.
Fora que, uma invasão dependeria do governo brasileiro permitir, já que eles precisariam passar por terras brasileiras para chegar a Guiana, e pelo mar é inviável.
O Brasil teria que ser um frangolino pra permitir isso, o que eu não dúvido de mais nada.
Chega a dar vergonha de dizer que sou brasileiro com esse Lula falando tanta bosta e não se posicionando pra porra nenhuma.
Ninguém vai parar a ambição do Maduro em fazer graça populista. O Brasil poderia fazer isso, mas sendo amiguinho do ditador, o Lula não vai mover um dedo pra impedir a guerra.
A Venezuela vai anexar a Guiana Ezequibo, não vai ter nenhuma resistência (porque o exército da Guiana é ridículo), terão notas de repúdio dos governos ao redor do mundo e ficará por isso mesmo.
Ele só vai enfrentar problemas se decidir fazer graça com as petrolíferas que exploram no mar da Guiana. Aí os EUA entram na história em questão de segundos.
Típica atitude bravatesca de ditador desesperado que já sabe que vai cair em breve.
Maduro fez um acordo com os EUA prometendo "eleições livres e limpas" em troca do levantamento das sanções econômicas mas como já sabemos que lisura não é o forte de um esquerdista, vai utilizar essa pretensa guerra como pano de fundo para barrar observadores internacionais de eleições. Obviamente, vai falhar, não tem a menor chance de dar certo e nem será preciso qualquer intervenção militar americana.
Convém lembrar que a PDVSA está totalmente quebrada, não tem condições sequer de explorar petróleo no próprio mar venezolano, após anos de subsídio de combustíveis. Após um suposto conflito, não há nada que mude esse cenário.
Se nem o judiciário venezolano está segurando o maldito déspota no poder, a ponto de apelar para esse subterfúgio, é porque a coisa está muito feia pro lado dele.
Outra coisa: quem realmente pretende e tem condições de invadir, apenas faz, como a Rússia na Ucrânia ou a Argentina em Falklands, sem essa de "plebiscito".
A probabilidade de invasão é alta. Essas tensões territoriais parecem ser obra da Rússia. Para diluir esforços e recursos e a Ucrânia ficar isolada. Inclusive é o que está ocorrendo neste exato momento.
A Rússia ainda é uma das maiores estrategistas de guerra. A sabotagem (ou subversão, segundo Bezmenov) interna que ela promove no ocidente é algo que vai ser estudado no futuro. Hoje ainda é matéria meio obscura e tratada como teoria da conspiração. A melhor forma de desestabilizar uma nação militar e economicamente mais forte que você é minar os pilares que mantém a coesão dessa nação, destruir por dentro.
Essa guerrilha do Maduro é só um movimento de peão no xadrez de alguém maior e mais coeso e inteligente, como é Rússia. Se acabar com o Maduro exposto em praça pública com meia dúzia de soldados americanos segurando a cabeça dele, já terá concluído o objetivo de dispersão de recursos.
O maluco do Maduro vai invadir a Guiana. O EUA ou França devem intervir no conflito para deter o governo de Caracas.
Exxon, ops, EUA já estão prontos para proteger o petróleo, ops, a soberania da Guiana. A regra é clara, onde tem petróleo, tem americano
Agora, não tem como exército da venezuela ir diretamente pra essequibo, já servi naquela área, é só mata, difícil passar até de bicicleta. Tanque só descendo e indo por Roraima.
Desde 1966 que a Inglaterra reconhece que a terra é pertencente à venezuela. Deveria ter reinvidicado isso há decadas. Agora, com essa descoberta das jazidas de petróleo, já era.
https://exame.com/mundo/pais-que-mais-cresce-no-mundo-deve-avancar-38-e-acende-debate-sobre-petroleo-na-foz-do-amazonas/
Meu palpite? Brasil deve proibir essa invasão e mediar o debate. Brasil tá voltando agora a ter relevância internacional, e na política interna o governo tá aos trancos e barrancos buscando apaziguar com centrão e oposição. Acalmando os ânimos com o Banco central, passou a reforma tributária, tá doido pra atingir o déficit zero. Última coisa que precisa é treta.
Quanto à Venezuela, não tem a menor condição de colocar a mão nesse petróleo que Guiana já tá negociando com os americanos. Devem chegar a um acordo, pagar uma parte por barril pra venezuela e deixar quieto. Dormiram no ponto.
Tá cheirando a guerra e querendo ou não, envolve o Brasil. Para ele invadir a Guiana teria que passar pelo território brasileiro e não tem permissão para isso, mas caso o brasil permitisse, seria pior, pois teríamos problemas com os Estados Unidos, ou seja estamos em um fogo cruzado kkk. Eu é que não vou lutar essa merd4!
Se o ditador safado ( que inclusive já distribui nas escolas de seu país mapas com o território da Guiana já como Venezuelano) quiser invadir por terra terá que contar com a anuência do governo federal, eu sinceramente não me surpreendo com mais nada .
Eu acho que a venezuela anexa a guiana
Ninguém invade o nordeste ou deserto da África avançando, agora Guiana e Amazônia precisamos defender, estranho né, o maduro tá muito rebelde deve sair, mas faz parte das escolhas do sistema, países com potencial são uma ameaça para os já desenvolvidos.
Minha opinião com base no cenário geopolítico é que sim, é o momento ideal para a Venezuela resolver uma "pendência" hisotirica, considerando que o resto do mundo está atolado até o pescoço com outras questões muito mais importantes como crises econômicas, política interna e tbm 2 guerras em regiões estrategicamente muito mais tensas e relevantes como no leste europeu e oriente médio envolvendo potências globais e regionais. Dito isso, creio que a Venezuela vá atuar como a russia atuou em 2014 na Crimeia, não vão declarar uma invasão aberta, vão mandar forças especiais sem insígnias infiltrarem-se pelas matas e rios, distribuir armamento pra civis (por exemplo os grupos indígenas da região, historicamente relegados) que queiram atuar contra o governo de Georgetown etc. (Ou seja, uma operação de guerra híbrida e desestabilização) E um belo dia, puff, descobrirmos que "grupos insurgentes anti governo tomaram o controle de essequibo e realizaram um plebiscito para unificação com a Venezuela e no final o sim ganhou". Ent eles seram anexados sem derramamento de sangue desnecessário e a Venezuela vai ter um alibi positivo
acho que deveria enfiar um cabo de vassoura no rabo do maduro
Não é a primeira vez que há uma guerra aqui na América do Sul,mas é um evento bem raro de acontecer mesmo