Cansada de relações sem reciprocidade.
Me afastei de todos que não faziam o mínimo por mim.
Desde que curei meu coração do meu último relacionamento, venho fazendo uma limpa na minha vida e foi um período que me abriu os olhos sobre que tipo de pessoas eu quero e tinha ao meu lado. Já não consigo mais conversar, sem que pareçam que realmente estão se esforçando para manter uma conversa.
Em todas as minhas relações tanto amor como amizade e família, eu sempre fui aquela que corria atrás, ligava e largava tudo para ir ajudar alguém até o momento que realmente precisei de ajuda e me vi completamente sozinha.
Desde então comecei a refletir nas relações que tive ao longo da vida e me vi em um padrão de insistir em ajudar pessoas “quebradas” sem esperar nada em troca, mas sempre me via com depressão e ansiedade e achava que o problema era comigo, até agora. Já não consigo mais sentir aquela mesma vontade de ser extremamente gentil com alguém.
Quando estou cansada eu respeito minha vontade e vou para casa, quando quero conversar eu converso.
Muitas das pessoas pelas quais me afastei me culparam pelas coisas que elas causaram e mesmo eu apagando todos dos meus contatos, ainda me seguem nas redes sociais e até que depois de meses me odiando se arrependeram de como as coisas terminaram, mas eu já não estou mais ali e meu sentimento se torna indiferente perante essas pessoas.
Eu não quero me tornar alguém totalmente fria pois não sou assim, mas me sinto cansada só de pensar em me esforçar na mesma intensidade de novo em qualquer relação.
Alguém tem algum conselho?

elas perguntam
3 4
eles respondem
18/12/2023 11h37
Algo que aprendi com a vida é que um relacionamento sempre tem os dois sentidos, o de doar e o de receber. Qualquer relacionamento baseado em laços de amor sempre envolverá doar-se de alguma forma sem esperar nada em troca, mas uma pessoa que realmente ame vai sentir algum constrangimento que a obriga retribuir o gesto de amor de alguma forma, mesmo que não à altura. Quem não ama, vai achar bom mais vai estar indiferente a quem fez o gesto.
Relacionamentos baseados em laços de amor também nos deixam vulneráveis, amar nos deixa com as defesas baixas e o que vier das pessoas que amamos pode nos atingir de forma muito dolorosa.
Outra coisa que aprendi é que só dá para ajudar de forma efetiva quando primeiramente nós estamos bem. Se não estamos bem com o que vamos doar para ajudar, pode ser que estejamos só mascarando que quem precisa de ajuda somos nós. Eu tenho esse problema de não admitir que preciso de ajuda e faço tudo para fugir disso.
elas respondem
anônima
09/12/2023 01h12
Se isso for cura, avise o psicológo, já que parece mais um trauma.

O dia que vocês refletirem que na vida não existe evolução e desenvolvimento pessoal, ou amor próprio, e sim só uma forma de adquirir traumas que formam a sua personalidade, vão parar de ser desumildes e orgulhosos.

Você também erra, só porque se machucou não significa que os seus ex também não com o seu comportamento.

As vezes você só quer mais do que a pessoa pode dar, e o problema nem são eles. É muita valorização pra pouco feito.
anônima
18/12/2023 11h44
Eu estou doente pq me afastei de todos e evito as pessoas
anônima
09/12/2023 01h12
Está no caminho certo.
anônima
14/01/2024 21h19
Tenho medo de me curar um dia e não sentir mais nada.

Prefiro minha “doença” carregada de sentimentos do quê qualquer mórbida apatia.