Então, há 7 meses eu e meu namorado se conhecemos, nós sempre conversamos muito ao longo do dia, riamos juntos e etc. Ele me disse que já havia tentando se matar outras vezes, eu conversei com ele e tudo para retirar esse pensamento dele, porém a algum tempo atrás eu acabei terminando com ele, por motivos pessoais, mas ele infelizmente acabou se matando por não aguentar o término... e eu estou me sentido muito culpada por isso. A culpa é minha?

elas perguntam
38 27
eles respondem
11/12/2023 16h07
Puts! Pesado...
Não tome essa responsabilidade para si. Ele ja tinha problemas anteriores e histórico de tentativas antes de você e ainda que não tivesse.
Sinto muito por isso e não se culpe por nada disso.

Fique bem!
11/12/2023 16h22
Ele era uma "bomba-relógio", era questão de tempo
anônimo
11/12/2023 16h07
Não.
11/12/2023 16h20
Lamento muito Anônima.

Saiba que a culpa não é sua, ele tinha sérios problemas que não tem nada a ver com o relacionamento de vocês, ele já vinha lutando essa batalha antes de vocês se conhecerem, não há nada que você possa ter feito para impedir isso.

Muita paz no seu coração, fique bem.
anônimo
11/12/2023 16h20
Claro que não.
anônimo
11/12/2023 18h47
A gente não tem meios, ainda, para saber a origem de várias depressões. Veja que ele tentou muitas vezes. Logo, você não tem nada a ver com isso.
12/12/2023 10h07
Sua única culpa foi não ter pulado fora desse cara antes de se envolver e assim que tomou conhecimento da "bomba" que esse cara era.

Essa é a consequência de tentar bancar o "herói" ou "heroína" de alguém com distúrbios mentais e psicológicos. Quando não consegue ajudar (ninguém consegue de verdade, somente profissionais), bate essa sensação de impotência e frustração, além do desgaste excessivo mental e emocional durante todo o processo.

Claro que o fato dele ter se matado é responsabilidade total e exclusiva dele e ZERO sua. Quanto a isso, pode ficar tranquila.

Fica a lição para você e para todos: JAMAIS se envolva com alguém com distúrbios mentais, psicológicos ou psiquiátricos. Ao menor sinal, pule fora e não olhe para trás. Se você oferece boa saúde mental a alguém com quem pretende ter, nada mais justo que a contrapartida seja igual.
11/12/2023 16h09
O próximo sou eu... Vai dar tudo certo, tenho certeza...
11/12/2023 18h33
Ele ja tinha problemas. A culpa não é sua.
12/12/2023 10h27
Melhor coisa é não se relacionar com pessoas que tem problemas psicológicos, pois irão tomar atitudes que é de inteira resposabilidade deles e fazer o outro se sentir culpado.
11/12/2023 17h49
Claro que não. Término não é motivo pra se matar.
anônimo
13/12/2023 00h33
Não! Ele estava ruim já
12/12/2023 14h59
Não foi culpa sua. Ele já estava passando por problemas antes de encontrar você. Eu já conheci uma mina que passava por u.a situação semelhante. Era muito legal e gente boa, além de muito bonita. Mas sempre tinha esses papos de tentar se matar. Eu não quis me envolver mais pq é uma carga muito pesada pra se levar, pois pode acontecer isso, vc se sentir responsável pela atitude que essa pessoa possa vir a tomar.
12/12/2023 14h47
não é culpa sua.
12/12/2023 13h03
Óbvio que a culpa não é sua, espero que você tenha ajudado a ele no que você pode, mas não é obrigada a ficar com uma pessoa porque essa pessoa ameaça cometer suicídio.

Sem dúvidas é uma situação terrível, mas espero que tenha feito o que você pode.
anônimo
12/12/2023 12h59
Não era seu namorado, era seu ex-namorado. É diferente porque você não tinha mais nada com ele. A obrigação era dele em seguir em frente, não tinha nada a ver com você.
A culpa não é sua. Você não é responsável pelos atos de autodestruição dos outros. Diz respeito apenas à incapacidade dele de lidar com a vida. Você não poderia continuar com ele por isso, pois isso tornaria você refém, teria destruído sua vida junto.
anônimo
12/12/2023 10h33
Não foi sua culpa
11/12/2023 17h19
@Hernandarias dê sua humilde opinião, por favor
anônimo
11/12/2023 16h46
Não, a culpa não é sua
11/12/2023 16h21
meus sentimentos
anônimo
15/12/2023 12h26
All your fault
anônimo
11/12/2023 16h08
É toda sua
14/12/2023 12h24
Sorte dele.
Parabéns para você, conseguiu realizar um sonho dele.
12/12/2023 10h29
Ele que foi burro, se matou e agora você tá aí de boa sentando em outros caras.
Que descanse em paz esse ser que se foi em sofrimento.
12/12/2023 18h11
Mentira, tá viva.
anônimo
11/12/2023 16h23
Talvez
anônimo
11/12/2023 18h42
já me junto a ele e pergunto
14/12/2023 12h11
Mesmo que não terminasse, ele acabaria se matando ou faria chantagem psicológica com você, "olha se terminar eu me mato".
Era uma bomba relógio.

Pessoas com esquizofrenia a msm coisa.
anônimo
10/02/2024 13h04
Caralho
13/12/2023 17h41
Pode parecer insensível, mas é por isso que eu evito relacionamentos com pessoas que apresentam sinais de automutilação, cicatrizes de cortes de suicídio ou qualquer outra forma de tentativa. Se alguém tenta uma vez, é provável que tente novamente até conseguir, e a pessoa sorteada para lidar com essa carga não tem nada a ver com isso.
10/02/2024 13h05
Sinto muito. Procure um profissional, faça terapia.
Você pode ter feito coisas que ele não gostou, mas a decisão de não viver mais foi dele. Não se culpe por isso.
anônimo
13/12/2023 16h58
Não, a culpa n é sua, vc q matou ele? Cada um tem responsabilidade por seus próprios atos, fim.
anônimo
12/12/2023 13h25
po... isso foi pesado
mas rlx que a culpa não foi sua, ele ja tinha problemas psicológicos com isso
anônimo
11/12/2023 18h31
Não, a culpa é dele que não soube te valorizar
anônimo
11/12/2023 16h12
Putz que loucura
elas respondem
11/12/2023 16h21
Sempre vai ter alguém pra querer colocar a culpa em você, seria importantíssimo você buscar ajuda profissional pra não acabar adoecendo também.
11/12/2023 17h51
Teve um namorado da minha mãe que também se matou depois que ela terminou com ele.
Não se sinta culpada. Ele apenas tinha uma junção de problemas e não sabia como resolver.
11/12/2023 18h47
Não, mas não dá para não dizer que teve influência na situação.
O teu ex namorado, já tinha problemas e isso agravou, mas não dá para teres culpa, porque provavelmente ele iria passar por uma situação dessa de novo, provavelmente mesmo não terminando.
11/12/2023 17h25
N, pois ele já tinha tendência suicidas.
Reze 40 missas por ele.
anônima
11/12/2023 16h07
Não até pq antes de vc ele já queria fazer isso e tinha problemas

Pessoas assim não servem pra namorar
anônima
12/12/2023 10h15
Oq o outro faz é decisão dele, infelizmente ele tomou essa decisão e não foi culpa sua, ele já havia tentando outras vxs, e vc n poderia deixar de viver sua vida por conta q outra pessoa n sabe lidar com o se não
anônima
11/12/2023 17h35
N fui culpa sua, eu entendo que se sinta culpada e mal, mas ele ja tinha serios problemas que arrecadou ele a fazer isso, claro que o termino deixou mais triste, mas n tinha oq fazer vc n deve se sentir culpada por isso, forças pra vc.
anônima
11/12/2023 17h24
Não se culpe. Ele já tinha problemas e o término foi só a pontinha do iceberg. Se relacionar com uma pessoa que já apresenta tendência a isso é muito difícil. É como estar com uma pessoa que está constantemente a beira do precipício. Se não fosse o término, ele teria tirado a vida por outra razão. A família, os amigos, enfim, as pessoas ao redor, até podem pensar no que poderiam ter feito pra evitar, mas a verdade é que ninguém poderia ter mudado isso. O fato é que quem chega nesse estágio, não tem mais forças pra viver, não vê mais saída. É um fundo do poço que ninguém pode ajudar, apenas a pessoa pode sair dali com ajuda médica e muita força de vontade.
anônima
15/12/2023 12h20
Já namorei um cara q tinha depressão e qnd eu terminei ele bagaçou o braço dele e levaram ele no hospital, aí tiveram que me chamar pra ir na casa dele falar com ele pq ele não tava comendo nada, eu smp fui mt fdp e xinguei muito ele quando cheguei lá, falei pra ele tomar vergonha na cara pq tem mt mulher no mundo, dps nunca mais falei com ele.

Sinceramente eu queria pelo menos conversar com ele hj em dia, saber como ele está, mas como eu não quis mais falar com ele, ele tomou vergonha na cara mesmo e qnd me via na rua nem me olhava.

Ewerson, desculpa por ser assim, não vou mudar.
12/12/2023 10h28
Meu Deus!
Nem sei o que dizer. Isso é pesado demais.
Olha, você não teve culpa. Fique em paz, ok?
anônima
11/12/2023 17h46
Claro que não. Ele se tratava ? Meu ex tbm tinha esses problemas, tentou suicídio tbm algumas vezes e não é fácil, viu. A convivência foi muito difícil..
anônima
11/12/2023 16h54
Claro que não é culpa sua, ninguém é culpado pelas escolhas dos outros, ninguém deve carregar o peso de outra vida nas costas.
anônima
11/12/2023 17h43
Ninguém é responsável por fazer o outro feliz, a felicidade vem de dentro e a gente compartilha com quem ama. se ele não queria mais viver, a única culpa que você tem nisso é de tentar tirar os pensamentos suicidas da cabeça dele.
anônima
11/12/2023 16h19
Na minha opinião, é sua sim.

Mas, quantos anos ele tinha?
anônima
12/12/2023 18h12
puxa que bacana
anônima
18/12/2023 13h15
Foi culpa sua sim.
anônima
14/12/2023 12h09
acho que nao , tambem tenho desejos de sair fora daqui, mas nao tem a ver com as pessoas.
meu ex tambem ameaçava se matar e eu disse pra ele que eu era amiga dele e a gente podia sair como amigos e foi isso que fiz fiquei do lado dele ate ele superar ajudei fui amiga so nao tinhamos nada ele pedia pra eu nao deixar ele e eu disse comigo voce pode contar pra sempre e cumpri minha palavra somos amigos hoje ele ta bem sabe.
15/12/2023 12h25
A culpa não é sua,
ele quis só mais uma desculpa para se matar.
Sinceramente eu quero distância de pessoas assim, porque isso acaba afetando tbm a outra pessoa psicologicamente, tipo você.
anônima
18/12/2023 12h11
Eu também vou logo logo
12/12/2023 13h20
Nss eu sempre tive esse medo de me sentir culpada ou da família me culpa e eu começar a acreditar que tive culpa mais vc não teve não vc seria culpada se tivesse sendo infiel brincando com os sentimentos dele e isso causado a morte dele e como vc está se sentindo? Quando descobriu oq aconteceu? Alguém te culpou?
anônima
12/12/2023 10h23
Meus pêsames
anônima
11/12/2023 21h44
Aquele medo de você ser a namorada do meu irmão.. ele se matou recentemente
11/12/2023 18h43
Não é sua. Ele tirou a vida por decisão própria, vc não podia impedir ele, infelizmente.
11/12/2023 18h25
Não a culpa não é sua e sim da depressão se ele tinha esse pensamento é pq ele tava doente.
11/12/2023 18h16
Lógico que não! Sinto muito pela sua perda, mas vc não é obrigada a ficar com uma pessoa que vc não ama porque a pessoa ameaça se matar, isso foi consequência de um problema mental que ele tinha e que não foi tratado, vc não tem responsagilidade nenhuma nisso e fez certo em acabar um relacionamento em q não queria estar.
11/12/2023 16h55
Não é culpa sua
anônima
11/12/2023 16h12
Claro que não, moça. O fato dele já pensar em se matar antes de ter te conhecido mostra que ele já estava doente mentalmente muito antes de lhe conhecer. Você não tem culpa de nada, ok? não vale a pena ficar em um relacionamento se não está te fazendo bem, você terminou e fez certo, o que ele fez a partir do término diz respeito somente a ele. Fique bem, ok? ore para que ele possa encontrar o caminho dele, envie luz e gratidão pelo que passaram juntos. E desapegue da situação. Sim, pode ser meio frio esse pensamento de desapego, mas é uma situação que passou e que não pode interferir negativamente nos teus sentimentos daqui pra frente. Você fez o que podia para que o relacionamento desse certo, se a tua consciência está limpa, é o que importa. Agora, se tu foi uma babaca no relacionamento, aí complica.