1- Deixe o feijão de molho com água num recipiente na noite anterior para facilitar o cozimento. Se colocar o feijão direto, o tempo de cozimento vai pular de 20 minutos para 1 hora. Vai gastar gás ou energia à toa.
2- No dia, pegue a panela de pressão, assegure-se de que a borracha de vedação esteja em bom estado e corretamente colocada na borda da tampa.
3- Pegue a vasilha, dispense a água do recipiente e coloque o feijão na panela com água nova na proporção 2 para 4: 2 medidas de feijão para 4 de água. O nível da água não pode ultrapassar 3/5 da panela. O mais seguro é água, no máximo, na metade.
4- Feche a panela, leve ao fogo médio, aguarde fazer pressão e cozinhe por uns 20 minutos.
5- Ao terminar o cozimento, JAMAIS coloque a panela debaixo da torneira e jogue água por cima. Pode explodir. Desligue o fogo, levante a válvula e aguarde sair a pressão TOTALMENTE, para só depois abrir a panela.
6- Se o feijão não estiver no ponto desejado, não precisa voltar para a pressão. Basta deixar no fogo por mais alguns minutos sem pressão, panela destapada.
Primeiro: refogue o tempero, depois coloque água e o feijão
Segundo:Coloque na pressão e deixei lá um tempo,tire a pressão depois e olhe se está cozido,se não tiver vc coloca mais água e põe pressão denovo até cozinhar
Dica: para tirar pressão vc coloca uma colher embaixo da válvula para formar uma alavanca que deixe a válvula levantada
NUNCA COLOQUE A PANELA DE PRESSÃO EMBAIXO DA ÁGUA, NUNCA