Já ouvi dizer que os japoneses são depressivos tmb.

elas perguntam
24 9
eles respondem
anônimo
12/12/2023 14h11
Muita auto cobrança, pressão dos pais e da sociedade pra passar em um simples vestibular
13/12/2023 09h39
Problema é achar que a vida se resume a condição financeira e material.

A vida é feita de desafios e estresses diferentes. Financeiro, emocional, realização pessoal, relacionamento, saúde, espiritual.

Japão (na real o oriental, Coréia do Sul tem ainda mais suicídio que Japão, na média) tem uma coisa bizarra com a questão da honra. Tudo é motivo de vergonha. Demissão, reprovação na escola, não entrar numa faculdade, não arrumar esposa, casa própria. E japonês tem a cultura do silêncio (veja qualquer video de busão ou metrô, não se escuta um ai), não costumam pedir ajuda ou reclamar da vida. É uma cartada final, até mesmo exaltada, o seppuku dos samurais, os pilotos kamikaze na Segunda Guerra, glorificam o suicídio em nome da honra/pátria. Ao contrário do Ocidente, onde graças ao cristianismo, suícidio é visto como pecado, lá era visto como um ato de bravura e de responsabilidade pelas suas cagadas.

Vi uns estudos que os serviços de atendimento, o CVV deles, disparou nas crises financeiras (anos 90, 2008). Lá geralmente seguro de vida cobre suicídio, então gente em situação de perrengue encara isso como uma forma de resolver as dívidas e ajudar a família.

Aliado a uma carga de trabalho brutal, que resulta em muito isolamento, cansaço e solidão. Existiu até um termo dos anos 60, no perrengue do pós-guerra para recuperar o pais: Karoshi, ou morte por excesso de trabalho. Altas taxas de infarto, derrame e suicídio. O governo chegou até a discutir há uns 3 anos adotar jornada semanal de 4 dias de trabalho, pra buscar um maior equilíbrio do trabalho com a vida.

https://www.tecmundo.com.br/mercado/232012-panasonic-adota-semana-4-dias-trabalho-japao.htm

O campo da psicologia e psiquiatria por lá é escasso demais, poucos profissionais e clínicas. Recentemente que o governo começou a fazer campanhas e o assunto virou pauta no debate público.

E como desgraça pouca é bobagem ainda há a epidemia cibernética: apps, jogos, pornô. Daí o Hikkimori( isolamento grave).
anônimo
12/12/2023 14h27
Muita cobrança. Lá é obrigatório ser bem sucedido.
12/12/2023 15h08
A sociedade japonesa é mó bad vibe. Mesmo sendo um país rico, parece um povo meio entristecido. Não acho que seja por cobrança, nos EUA a pressão pra ir pra faculdade e ser bem sucedido também é alta e a taxa de suicídio não é tão elevada como a japonesa.

Eu acho que o sistema japonês é muito rígido, isso cria um certo isolamento. Lá existem regras para basicamente tudo, o que é bom, mas também é ruim, porque cria uma sociedade robotizada.
12/12/2023 14h17
Japonês sempre foi perturbado da cabeça, desde a segunda guerra. Talvez estejam tão avançando em relação ao mundo que ficaram entediado.
12/12/2023 17h40
Rigidez na vida pessoal, é uma cultura que não vejo beleza.
anônimo
12/12/2023 20h55
Carga horária de trabalho de 12 horas por dia 6 dias por semana. Menor taxa de namoro/casamento do mundo, e uma das menores taxas de atividade sexual do mundo. As pessoas vivem para trabalhar, e quem cria os filhos é a escola: elas próprias às vezes nem veem.
Quando reclamar que as coisas não prestam no Brasil, é bom lembrar que, Para o país ser totalmente funcional (todos os serviços todos funcionando perfeitamente) o preço é essa carga horária aí.
12/12/2023 17h36
Porque eles não trazam
anônimo
12/12/2023 15h15
Depressão por causa do tamanho do pau.
12/12/2023 14h31
São muitos os motivos. O primeiro é a pressão da sociedade sobre as pessoas. Crianças são cobradas pelos pais por resultados na escola e para ir para boas faculdades. Trabalhadores são cobrados por dedicação e resultados no serviço. Homens casados são cobrados por sustentar a casa e os filhos com o melhor. Idosos são cobrados por mostrarem força e saúde. Quando falham em alguma dessas cobranças, o suicídio "para preservar a honra do nome e da família" é visto como uma possibilidade. Fora que o normal da sociedade japonesa é manter um certo distanciamento social que acaba virando isolamento. Muitos têm problemas e não conseguem alguém nem para conversar. O Japão pode ser um país rico e desenvolvido, mas isso não quer dizer que é um paraíso. Eles têm os problemas próprios deles.
12/12/2023 15h10
Mais tem um menores índices de homicídios do mundo na América Latina o suicidio e imposto pelos bandidos
anônimo
13/12/2023 13h45
O japão é lixo, os americanos

Deixa pra lá se não é ban xdddddd
anônimo
13/12/2023 12h04
Pq aqui é "normal" ser fudido, vc já viu brasileiro ter orgulho por acaso? Td um bando de verme 99% deles ao menos e lá é humilhante vc ser o pior de tds enquanto tds ao seu redor lutam bravamente para serem os melhores, a nata.
anônimo
12/12/2023 14h37
Eles se afogam no trabalho e acham ilógico partilhar a vida ao lado de outra pessoa, o resultado disso são muitas pessoas na pegação durante a juventude (isso quando pegam alguém, os Hikikomori que o digam) e posteriormente tornam-se pessoas com uma certa estabilidade financeira porém sozinhas, isso é a formula perfeita para o surgimento de pessoas depressivas. Ainda mais em um país que está havendo um declínio populacional o que piora muito a situação deles.
anônimo
12/12/2023 20h46
Estou indo de ralo.
12/12/2023 18h51
Porque querem viver um Isekai
12/12/2023 17h46
Há muito cobrança na cultura japonesa, e qualquer deslize é visto como uma humilhação para toda a família da pessoa, imagina viver com esse peso nas costas.

Infelizmente saúde mental e desenvolvimento econômico não tem relação, vários países desenvolvidos tem sérios problemas nessa linha.
12/12/2023 14h38
Cobrança extrema.
12/12/2023 17h43
Por causa do ambiente que eles são inseridos desde a infância, no japão eles fazem as crianças crescerem sob muita pressão e estresse e ao longo da vida conforme a criança vai desenvolvendo vão aparecendo psicopatologias.
anônimo
12/12/2023 17h41
Questões culturais influenciam isso.
A cultura dos samurais, diziam que o “sepukku”, ato de cometer suicídio, era a melhor forma de lidar com a desonra.
Outra coisa é a estrutura social, onde as pessoas vivem muito isoladas, com uma disputa e cobrança muito grande no trabalho.
anônimo
12/12/2023 14h38
Eles se casam com waifus
12/12/2023 17h36
Culpa do anime e mangá.
12/12/2023 14h40
Pressão social.
elas respondem
12/12/2023 14h12
Pra vc ver que só o dinheiro não traz felicidade. O Japão tem uma cultura que oprime.
anônima
13/12/2023 09h58
ひきこもり (hikikomori), as pessoas no Japão são fechadas e muito antisociais, não só comparando com o Brasil mas sim com vários lugares do mundo, hikikomori é um problema antisocial MUITO grave no Japão, é um caso extremo de isolação, onde tudo começa quando a pessoa durante sua infância não aprendeu a se comportar diante do público e tem medo de julgamento externo, etc. As pessoas que vivem ひきこもり não saem de casa por nada e não necessariamente é um problema que envolve depressão (apenas se desenvolve durante o tempo, caso não tratado) mas sim muita ansiedade social e timidez. Isso foi tema de redação durante muitos anos que eu estive lá, as pessoas levam muito a sério e incentivam sempre a buscar tratamento. Talvez pode ser um motivo pelo qual o índice de suicídio é bem alto (recomendo pesquisar mais sobre
12/12/2023 17h43
É um povo muito fechado em sua cultura, não são tão calorosos como nós. E por isso acho que acabam não procurando ajuda, e muitos acabam assim
12/12/2023 15h13
São feios demais.
anônima
13/12/2023 13h43
É muita cobrança pra se destacar e os jovens nem querem mais saber de namoros, filhos.
anônima
13/12/2023 12h05
Exigência e o facto de levarem o trabalho de uma maneira mais exigente.
Ainda tem os pais e a sociedade a exigir.
anônima
12/12/2023 14h14
pq quando o povo é triste, o país é bom

Japonês é tudo perturbado da cabeça
anônima
13/12/2023 09h07
Pelo que percebo são reprimidos. Mesmo aqui no país eu vejo esses orientais só trabalhando o dia inteiro. Nas lojinhas que vendem bugingangas eles comem a marmita deles no balcão do caixa. Não vejo passeando não.... nem de mãos dadas, nem abraçando, nem beijando. Quando se conversam, parece que estão brigando. Não são calorosos e emotivos como nós.
anônima
12/12/2023 21h15
eles nao se abraçam , nao tem carinho