Em termos gerais, o Brasil é um país assolado pela violência, criminalidade e impunidade. Facções estão tomando o controle de tudo, passando pela Amazônia, governo até outras instituições. Há indícios de pessoas poderosas envolvidas com criminosos. Se de um lado temos um país desigual que não oferta serviços públicos de qualidade condizente com a quantidade de impostos que pagamos, de outro temos uma extrema conivência da justiça em não punir com rigor esses criminosos. Bandidos não ficam mais presos no Brasil, e isso é um problema.

Porém, embora a violência esteja em alta em um contexto nacional, há muitas cidades do Brasil que foge a regra e conseguem segurar a taxa de criminalidade lá pra baixo. Isso acontece, por exemplo, com uma cidade no interior de São Paulo chamada Santana de Parnaíba, cuja taxa de homicídios é uma das mais baixas do Brasil, sendo similar inclusive a taxas de países europeus. A cidade também enfrenta baixos níveis de assaltos, roubos, e outros crimes violentos.

Pois bem, tendo isso em vista, como está a situação da segurança pública na sua cidade? Você se sente segura nela?

eles perguntam
5 8
elas respondem
13/12/2023 15h44
Aqui está terrível
anônima
13/12/2023 15h46
Onde eu moro não é, felizmente.
13/12/2023 15h56
A atual é muito de boa, moro perto de um local de formação de futuros policiais.
13/12/2023 16h58
Contraditório, admirador do Donald Trump falando de impunidade e violência. Se ao menos ele tivesse um viés democrático, mas... não.
Cidade onde eu moro Campinas, tem todos os problemas de uma cidade de porte médio, mas não a considero violenta. O meu Estado(SP) é relativamente tranquilo(considerando índice populacional) bem, era até episódios proporcionados pelo Estado meses atrás. tem problemas com a desigualdade social chaga de gestores anteriores.
Falando do país existe de fato uma cultura de impunidade, ainda não se fez a devida justiça aos mortos do me faz do período ditatorial aos mortos da Covid-19, aos indígenas... bom isso é algo que vem desde a colonização. Mas também não dá para ser catastrófica, este ano tivemos grandes apreensões de armas e drogas conseguimos expulsar garimpeiros das nossas terras embora tudo isso seja conquistado num cenário desfavorável dos saudosos do retrocesso.
Nosso país não chega a ser o mais perfeito do mundo mas nem de longe, nem de longe é o pior.
anônima
13/12/2023 15h40
ta tranquilo ta favorável² demaize
eles respondem
anônimo
13/12/2023 15h55
Aqui tem cadeia, tem saidinha.
Saidinha é o Estado falando para o preso: some, eu vou fingir que não tô vendo, porque não quero te sustentar. Logo, a gente importa violência.
anônimo
13/12/2023 15h39
Tá tranquilo, tá favorável
anônimo
13/12/2023 15h41
É uma das dez mais seguras do país.
anônimo
13/12/2023 15h45
As nossas políticas de segurança pública são um fracasso, nosso sistema carcerário é uma vergonha, nosso judiciário está abarrotado de processos…
13/12/2023 15h55
Santa de Parnaíba é praticamente uma cidade particular de rico.

Moro na capital, Zona norte, fui assaltado em 2021, as 20:40 da noite, depois disso, só vou para academia de carro, olha que academia fica 400 metros de casa, só vou a pé de dia.

Infelizmente temos uma justiça que não funciona, uma lei com 300 brechas, que não punir, que não ressocializar. Uma polícia que não investigar direito um homicídio quem dirá um assalto. Tudo isso faz com que o crime compense.
13/12/2023 17h41
Só tem tiro.
13/12/2023 15h41
Está tudo perfeito, uma verdadeira utopia.
anônimo
13/12/2023 15h45
Você não tem outro assunto, literalmente todos os dias a mesma merda de sempre, vou adicionar você na blacklist