Pra maioria não foi um horror. Só pra militante influente, mas como eles são de uma classe influente, eles dão a entender que foi assim pra todo mundo e que o governo sequestrava qualquer um na rua que tivesse uma cara de comunista. Inclusive, tortura tem muito país bonitinho aí que usa até hoje, só esconde melhor do que os militares brasileiros, que eram burros. O que foi ruim pra todo mundo foi a péssima gestão dos militares, que encheram o país de dívidas, deixando o país mais economicamente refém dos bancos transnacionais do que já era. Até porque trabalhavam pra eles mesmo. Quando terminou o regime militar, já tinham tirado tudo o que queriam do povo. Mas a república anterior ao golpe já era uma porcaria, então foi trocar bosta por merda, que é o padrão da política brasileira.
Não querendo normalizar tortura, porque é o ápice da desumanidade, mas também não dá pra tratar como uma coisa exclusiva das juntas latino-americanas.
14/12/2023 08h51
Perto da ditadura militar argentina, a do Brasil foi brincadeira de jardim de infância.
Jorge Videla foi um dos mais sanguinários ditadores da América do Sul. Pegou prisão perpétua e morreu na cadeia em 2013, sentado no vaso sanitário da cela. Isso porque ele ficou só 5 anos no poder.
Um dos motivos do meu pai ter decidido viver temporariamente no Brasil, após eu ter nascido.
14/12/2023 11h01
Não muito.
Quando eu nasci em 1981 a ditatura estava enfraquecida e por fim acabou em 1985. Pelo que meu pai fala, só vagabundos e quem falava mal do governo se dava mal na ditadura. E não eram todos que falavam mal que se davam mal. Só os que tinham alguma influência.
Se andasse na madrugada sem documentos podia dar problema com a policia. Meu pai nunca teve problemas nessa época e olha que quando ele tinha com 20 anos em 1972, a ditadura estava no auge.
Mas sei que pra quem não gostava das ideias do governo e batia de frente, tinha que viver fugindo ou exilado fora do país se não quisesse "sumir".
14/12/2023 08h29
Não, eu nem era nascido.
anônimo
14/12/2023 11h04
E nós voltaremos a ter algum tipo de ditadura.
anônimo
14/12/2023 21h09
Ditadura não , e sim Regime militar. Meu pai viveu no tempo do regime e nunca reclamou de nada a não ser a parte econômica do país , mas também meu pai nunca foi vagabundo muito menos um desses militantes inúteis.
14/12/2023 11h25
Eu concordo com você, mas um dia desses, cheguei a ver esse vídeo e isso mudou de forma importante a minha visão, e o pior é que esse vídeo faz total sentido:

Em 1964 até tempos recentes, ao menos ensinavam matemática, alfabetização, esportes e outras coisas nas escolas para as crianças, e mesmo a doutrinação era ao menos apartidária, é um tanto complicado dizer que "cantar o hino" é uma coisa partidária, então considerando que hoje temos presos políticos, alguns inclusive morrendo por serem privados de ter acesso a serviços de saúde, acho que essa ditadura atual está bem pior que a de antes.
14/12/2023 09h10
Nasci em 1975 no final dela, e quando eu ia pra escola nos anos 80 ainda era ditadura, meus pais e meus avós sempre me recomendavam para não falar de política em público e em hipótese nenhuma falar algo mal do governo. Ninguém da minha família teve nenhum problema com o governo da época. Era só andar na linha que não acontecia nada de mal.
14/12/2023 08h45
Eu gostei, queria que tivesse até hoje
anônimo
14/12/2023 21h21
Meu tio falou que a época da ditadura foi boa
anônimo
14/12/2023 21h47
Regime militar que foi excelente para pessoas ordeiras trabalhadoras e empreendedores. Foi firme com meia dúzia de vagabundos irresponsáveis queriam fazer do BR uma ditadura comunista com em Cuba. Graças a Deus não conseguiram.
14/12/2023 08h33
Alguns aqui vão elogiar
14/12/2023 22h28
O Brasil nos anos 2020 era muito tranquilo, maaaan. Meu pai me contou que nunca foi assaltado!

Eu racho que esse argumento pode ser usado pra qualquer período e época.

E sim, foi tenso. Censura, perseguição, gente desaparecida, brutalidade policial e repressão de movimentos. E ironicamente, a turma pró-liberdade de expressão, contra Estado, paga um pau e passa um pano danado pra essa época.
anônimo
15/12/2023 09h11
Foi ótimo
14/12/2023 21h02
Foi um período triste da nossa história recebente.
14/12/2023 21h02
Sim,conheço a historia
14/12/2023 11h04
Estou tendo agora
14/12/2023 08h36
Tenho sim.
16/12/2023 23h52
Sim, claro!
elas respondem
14/12/2023 08h35
Daqui a pouco estaremos vivendo outra, só não será a militar.
anônima
14/12/2023 10h28
Tenho noção de como tá sendo terrível a atual ditadura no Brasil.
anônima
14/12/2023 09h14
Estranho que eu vivi nesta épica e nunca vi nada de errado, era uma vida normal, claro sempre tinha um boi corneta contra o governo, dai prendiam, não é esta total liberdade que todo mundo fala mal de todo mundo e não dá nada.
14/12/2023 11h11
Quem era pobre nem percebeu o que estava acontecendo. Converso com varias pessoas que viveram aquela época e eles sequer sabem do que se tratava. A unica coisa que eles se recordam e que sei que tem a ver com a repreensão, é que as pessoas tinham que andar com carteira de trabalho/ estudante, senão eram detidas.
Quem sofreu mais foram militantes e pessoas ligadas a trabalhos artísticos.
14/12/2023 11h08
Não vivi essa época mas o que meus pais, tios e conhecidos contam parece que a vida era tranquila para quem era honesto e andava na linha.
14/12/2023 11h05
Lá vem...
Sabe que meus pais e avós viveram nesta época e não relatam este horror todo que a mídia faz parecer.
anônima
14/12/2023 08h56
Sim tava até pesquisando a poucos instantes sobre o aniquilamento da guerrilha do Araguaia. Não que eu seja comunista ou a favor desses ideais de loucos mas o militares daquele tempo usaram essa desculpa para libertar o sadismo que estava reprimido dentro deles. Coisa desuma de animal selvagem, espero que todos os torturadores e assassinos estejam queimando no inferno.
14/12/2023 11h11
Não, não estudei sobre isso.
Só a ditadura em Portugal.
anônima
14/12/2023 11h33
Imagino
14/12/2023 08h32
Sim, tenho