Sou economista, então tenho propriedade pra falar. A reforma foi mediana. Antes ela do que nada, mas também não vai resolver boa parte dos problemas. Uma legislação que nasce dando privilégios para determinados setores, o que eles chamaram de "exceções", tem espaço pra fazer com o lobby de todo tipo de empresa haja.
Enfim, vejo que foi uma perda de oportunidade de construir uma reforma que realmente seja eficaz. Em breve estarão falando da necessidade de mudanças, tal qual acontece sempre com as reformas previdenciárias.
Não é bem assim, 5 para 4.
Diversas regrinhas idiotas do antigo sistema deixarão de existir. Parece que o antigo sistema tem mais de 150 normas e tal, o negócio é bem complexo e chato para as empresas, então sim, a reforma melhorou.
Porém, infelizmente podia ser melhor, os parlamentares foderam uma reforma que era para ser perfeita. Mas, como tudo no Brasil não pode ser feito sem privilegiar a classe lobista, encheram de benefícios várias classes.
A alíquota será alta sim, infelizmente, mas muitos produtos e serviços terão imposto zero, isso se realmente eles aprovarem depois na lei complementar.