A longo prazo (uns 7 anos) será benéfica. A curto prazo será um pouco sofrido.
anônima
21/12/2023 13h54
Só impostos e taxas.
votei em Nem sei o que é isso
eles respondem
21/12/2023 11h22
+15 pontos.
21/12/2023 11h27
A simplificação é bem vinda. Mas alíquota entre 25% e 27,5% é inaceitável.
votei em Não, essa reforma é tragédia e só vai aumentar o imposto
anônimo
21/12/2023 12h34
Sou economista, então tenho propriedade pra falar. A reforma foi mediana. Antes ela do que nada, mas também não vai resolver boa parte dos problemas. Uma legislação que nasce dando privilégios para determinados setores, o que eles chamaram de "exceções", tem espaço pra fazer com o lobby de todo tipo de empresa haja.
Enfim, vejo que foi uma perda de oportunidade de construir uma reforma que realmente seja eficaz. Em breve estarão falando da necessidade de mudanças, tal qual acontece sempre com as reformas previdenciárias.
21/12/2023 12h27
Não é bem assim, 5 para 4.

Diversas regrinhas idiotas do antigo sistema deixarão de existir. Parece que o antigo sistema tem mais de 150 normas e tal, o negócio é bem complexo e chato para as empresas, então sim, a reforma melhorou.

Porém, infelizmente podia ser melhor, os parlamentares foderam uma reforma que era para ser perfeita. Mas, como tudo no Brasil não pode ser feito sem privilegiar a classe lobista, encheram de benefícios várias classes.

A alíquota será alta sim, infelizmente, mas muitos produtos e serviços terão imposto zero, isso se realmente eles aprovarem depois na lei complementar.
anônimo
21/12/2023 12h28
Porque você quer saber disso?
21/12/2023 19h42
Ainda não analisei
anônimo
21/12/2023 19h42
Temo isso
votei em Não, essa reforma é tragédia e só vai aumentar o imposto