eles respondem
Se no Brasil a justiça fosse levado a sério, Lula estaria na cadeia.
Deveriam ter penas mais rígidas.
Tem uma lei, quem tem dinheiro não é punido.
Você está certa em um ponto mas errada na conclusão.
Vamos ver os números desse ano: 27 mil inquéritos, 2700 mandados de busca e apreensão. 3500 pessoas presas. Valor recorde de apreensão de dinheiro do tráfico pela polícia federal: R$2 bilhões.
Agora, crimes cibernéticos dispararam nos últimos anos. No mundo todo,não apenas aqui. Aumento de 76% nos últimos 5 anos. Em 2022 a PF inaugurou a Unidade Especial de Investigação a Crimes cibernéticos.
Nos EUA só o pobre é punido, lá acho que o dinheiro compra mais impunidade do que aqui, discordo da tua afirmação.
O nosso sistema de justiça não é ruim, mas ele não dá conta da quantidade de crimes, e o agravante em cima disso é que nosso judiciário além de caríssimo tem regalias demais, tudo é motivo pra ter folga, tem um recesso longo que nem deveria existir, aí coloca mais férias em cima, é muita mamata.
Oxe, se tivesse lei não teríamos um ladrão na presidência
Tem excesso de justiça : excesso de regulamentação, leis mal atualizadas, muitos recursos que atrasam processo e juízes que ficam perdidos no meio dessa bagunça.
Quem tem culpa, usa isso para escapar, mesmo.
Na verdade o que mais tem no Brasil é lei.
O que ocorre é que também existem muitas brechas para cada lei, o que dificulta a sua aplicabilidade e favorece criminosos do colarinho branco.
Com a ideia de buscar uma "razoabilidade" dentro da aplicação da lei, criou-se a ideia de que se você é condenado a 20 anos por um determinado delito, você não precisa necessariamente cumprir esses 20, a depender de alguns fatores e do cálculo da pena. No fim, você é condenado a 30 anos por homicídio, mas cumpre 12 por isso e aquilo.
Se a lei fosse mais direta, e com menos brechas, a lei seria aplicada com mais eficiência e reduziria injustiças. Você matou uma pessoa dentro da circunstância X e utilizando Y ferramenta, totalizando 30 anos de cadeia? Pronto, você vai cumprir exatamente esses trintas, independente se você é preto, branco, rico ou pobre.
Quando se cria tantas brechas como existem na nossa lei, o cara que tem mais influência, dinheiro e o melhor advogado, consegue o melhor acordo. Isso é quase uma estratégia pra proteger a burguesia e elite política. O Lula, por exemplo, foi solto justamente por causa de uma brecha na lei. Essas brechas são utilizadas na hora de proteger bandidos do colarinho branco.