Eu trabalho em uma empresa como PJ, mas tenho horário fixo de trabalho (8h por dia), tenho 10 dias de férias, não tenho 13 salário e FGTS. Sei que isso é uma fraude, mas não sei se simplesmente exijo mudanças no meu contrato ou processo a empresa.

elas perguntam
9 1
eles respondem
27/12/2023 12h47
A empresa contratar o colaborador como PJ, mas com características de CLT, é crime. Não deve ter subordinação também. Sobre férias, tem que acordar com a empresa.

Outra coisa, a menos que você ganhe mais de R$ 7 mil, não vejo outro motivo para ser pj, além de precarizar sua mão de obra. Geralmente fazem PJ devido aos encargos em salários altos.

Um bom parâmetro é, as você ganha ex: 7k, pj deveria ser 9k
27/12/2023 10h12
Não, até onde sei
anônimo
27/12/2023 10h16
PJ não tem direito a férias. Se tem 10 dias, vc esta no lucro...rs. A empresa pode rescindir o seu contrato sem precisar pagar verbas rescisórias também.
27/12/2023 10h18
PJ é uma empresa, não é uma pessoa, empresas não tem direito a férias e 13° como funcionários de carteira assinada, tudo vai do contrato de prestação de serviços que foi feito e que você concordou.

Processar não vai dar em nada, mas acho válido conversar com eles e negociar melhores condições.
27/12/2023 10h40
Depende do que foi acertado no contrato, por padrão acredito que não, tipo parou de trabalhar parou de receber.
anônimo
27/12/2023 12h45
Não.
27/12/2023 12h47
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk meu doce vc é pj, vc n devia nem ter horário fixo, 13 salario, fgts e ferias são de pessoas no regime CLT
elas respondem
27/12/2023 10h10
É de bom tom conversar antes do que ir exigindo as coisas. Se você não tiver carteira assinada nem adianta querer exigir nada.