Na última edição do idh estão na posição 26 só 5 posições de alcançar os EUA seria o petróleo porém a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do planeta e tá na posição 120 no idh Emirados Árabes unidos e onde fica Dubai tá

eles perguntam
1 8
elas respondem
28/12/2023 12h17
Google
eles respondem
28/12/2023 13h05
Ter petróleo não é o único fator e nem o determinante, se fosse assim, o Japão seria um país pobre e não a terceira ou quarta potência mundial.

A estrutura política e cultural tem grande peso no desenvolvimento, além de sua organização social.

São países que atraem investidores, dando a eles segurança jurídica, infraestrutura e um bom ambiente empresarial. Diversificando sua economia.

A Venezuela usou todo o dinheiro que ganhou em políticas sociais e esqueceu de aplicar para diversificar sua economia. Quando houve o embargo dos EUA decorrente da instabilidade política promovida pelo governo ditatorial de Nicolas Maduro, a Venezuela, que dependia muito do petróleo, se fodeu.

A Rússia é outro exemplo, é um país riquíssimo em recursos naturais, mas tem uma economia fechada e pouco diversificada, criando aquela economia de país subdesenvolvido. É outro país que tinha tudo para ficar ali páreo a páreo com EUA e China, e oferecer um bom IDH, mas é um país repleto de pobreza.

Você ter uma economia aberta e diversificada faz muita diferença em tempos de crises. Não adianta se fechar vendendo óleo pra gringo e achar que isso vai trazer prosperidade.
28/12/2023 08h21
Google.com
anônimo
28/12/2023 08h27
Pq são unidos
28/12/2023 09h52
Petróleo.
28/12/2023 12h18
Eu investi
28/12/2023 12h20
Gostei de saber que você sabe onde fica Dubai tá.
28/12/2023 12h21
Petróleo apenas