Cara, sou de direita, defendo o capitalismo, a livre concorrência... Não tem jeito, esse negócio de comunismo é um negócio fracassado. Já tentaram essa desgraça na Rússia e só terminou em autoritarismo e muita fome. Até a Rússia teve que flexibilizar sua economia porque viu que seu modelo centralizador não tava funcionando. A China é a mesma coisa, mesmo com um partido autoritário e comunista no poder, teve que flexibilizar e abrir sua economia para atrair investimento privado para crescer, e fomentar a indústria. A China hoje é mais capitalista do que o Brasil em termos econômicos, lá o trabalho é pesado e você pode trabalhar até 12 horas nas fábricas, não tem essa CLT e muitos bilionários tem sido formados para reenvestir em projetos.
Muitos países com líderes mais a esquerda só estão bem porque herdam um sistema econômico mais desenvolvido e livre. Com um grau de competitividade já bem estabelecido, daí fica fácil. Mas você pega um país como o Brasil, que ainda é pobre, tem diversos desafios, e mete a esquerda lá no poder, é o mesmo que entregar o Brasil ao eterno subdesenvolvimentismo. É claro que uma direita burra também não é melhor caminho, mas a esquerda nem devia existir, principalmente no Brasil que ainda precisa crescer e se desenvolver industrialmente.
Cara, difícil resumir em uma ou outra. Eu pendo para a esquerda mas abomino ideologias extremas de ambos os lados, definiria a minha preferência como centro esquerda progressista e acima de tudo DEMOCRATICA.