Olá !! Sou aluna de enfermagem em Portugal e aqui o curso é 4 anos , neste momento estou no 3 ano.
Então é assim, eu desde sempre tive muita dificuldade em acreditar em mim e nas minha capacidades, mesmo tenho a certeza das coisas tinha medo de dizer por pensar que por alguma mínima possibilidade ( apesar de ter 100% certeza ) podia estar errada. Sou estagiária e sinto que esse meu medo me afecta muito em tudo, faz me paracer uma tonta, tanto até que ao fazer procedimentos apesar de saber se estiver sob pressão só faço merda.
Ultimamente este pensamento tem me deitado muito abaixo mesmo, porque sinto que o estágio está a correr me mal por causa desse impacto que tenho em mim, já não me sinto feliz nem realizada com o curso (este e o meu 2 estágio e o primeiro estágio deitou me muito abaixo por conta de uma enfermeira que me tratava mal )só penso em desistir porém não posso dizer isso porque já estou a 1 ano de acabar ( isso dá me mais medo pq sinto que depois não vou ter emprego por ter receio de tudo ) não sei como mudar só sei que cada dia que passo me sinto mais triste e ridícula por pensar que como eu no pasado pensei que ia ter capacidade para um curso difícil como este ... enfim e um desabafo

elas perguntam
8 2
eles respondem
06/01/2024 20h20
Sua autoestima está muito baixa, pois você não tem fortalecido ela.
Separe um tempo para adquirir conhecimento sobre como manter a sua mente firme e encarar as situações de dúvida, e também como manter a mente calma sob pressão.
Você já chegou muito longe para desistir.
Se aquela enfermeira trata as pessoas mal, problema dela, você não deveria se preocupar com isso, pois você não pode mudá-la. Só pode mudar a si mesma, então foque em adquirir confiança. Leia, veja vídeos, converse com outras pessoas, seja do jeito que for, só não deixe as coisas como estão.
Ponha a mudança em você em prática a partir de hoje, sem desculpas.
06/01/2024 13h12
Continue se sentindo assim.
06/01/2024 13h20
Procure um psiquiatra psicoterapeuta.
06/01/2024 17h32
Você tem capacidade sim. Você acha que tá onde está á toa? O medo é coisa da sua cabeça só pra te atrapalhar, não deixe isso te dominar, encare seus medos, tenha confiança em si mesmo, você pode ir mais longe do que pensa.
06/01/2024 17h35
Sem conselhos para lhe passar, mas desejo sorte na sua jornada, se lembre que o caminho se faz caminhando.
07/01/2024 14h55
O nome disso que você está sentindo é a síndrome do impostor, leia sobre isso, saiba que é um problema mais comum do que o que parece.
anônimo
07/01/2024 15h11
esta escrevendo um livro e rapariga(moça)
elas respondem
06/01/2024 17h26
Enfermagem é difícil sim, você deve estar se sentindo sobrecarregada, mas não desista você está quase terminando.
Só procure equilibrar bem o dia a dia, se cuide, beba água, durma bem e cuide bem de você para que os seus dias sejam melhores, mais calmos, mais produtivos e afaste esses pensamentos negativos sobre você. Você é corajosa e capaz, já estudou 3 anos (isso é muita coisa). Pensa e viva o seu agora, não fique sofrendo pensando sobre algo ruim que talvez não aconteça no futuro.
06/01/2024 20h29
Se me permite uma sugestão de livro, leia "Mulheres que Correm com Os Lobos"
Também luto diariamente contra a "síndrome da impostora", leia também sobre isso, pode te ajudar a enfrentar essa situação.