Imposto cobrado pelo governo é roubo? Estão nos roubando a mão armada e com formação de quadrilha?

Ou é extorsão?

eles perguntam
4 18
elas respondem
15/01/2024 17h40
É roubo, roubar os votos também é.
15/01/2024 17h38
Não, mas no Brasil sim
anônima
15/01/2024 17h39
se for demais, é
16/01/2024 08h10
Não, para mim roubo é o imposto ser cobrado e não ser revertido para a sociedade, aí sim é roubo. Pq no fim das contas, o imposto bem investido, seria uma vantagem para todos
eles respondem
16/01/2024 03h20
Não porque está na constituição do nosso país como um dever, portanto não pode ser considerado roubo. Pagar impostos é, felizmente ou infelizmente, um dever de todos os cidadãos.

Mas moralmente falando, pode ser abusivo e injusto em algumas situações? Claro.

Particularmente eu não concordo com a quantidade e a forma que é cobrada impostos no Brasil, gostaria que nosso modelo tributário fosse mais ao estilo de Hong Kong, Coreia do Sul ou EUA, ou seja, focada mais na renda e patrimônio e não no consumo, uma vez que ao tributar o consumo, você penaliza mais as pessoas mais pobres e, isso também freia a cadeia produtiva e o consumo por um todo, uma vez que tributar excessivamente o consumo gera um fator inflacionário, encarecendo a oferta de produtos e serviços.

Qual seria o ideal e que já é aplicado em muitos países ricos e desenvolvidos do mundo? Você abre mão ou cobra menos impostos sobre o consumo de produtos e serviços para incentivar as pessoas a comprarem, penalizando menos os mais pobres, e ao mesmo tempo, cobrando impostos progressivos cada vez mais altos na renda, patrimônio, lucros e dividendos. Países ricos e desenvolvidos já fazem isso e, nem de longe, isso é um problema para a nação. Até nos EUA, o "paraíso capitalista" como alguns gostam de citar, eles cobram 40% de imposto de renda para poder reduzir o imposto sobre o consumo. Ou seja, pobres pagam menos e ricos pagam mais, nada mais coerente dentro de um país que busca justiça social.

Outra questão também é combater os privilégios e a corrupção, são fatores que acabam consumindo muitos recursos da união e dos estados que poderiam user usados para melhorar nossa infraestrutura, nosso policiamento, nossas escolas e nossos hospitais.

Fizeram a reforma tributaria, mas não mudaram o modelo tributário, ainda estamos dentro de um modelo tributário injusto e regressivo. O pobre vai ter que pagar ainda 27% de impostos (maior do mundo) sobre o consumo.
anônimo
15/01/2024 19h54
Sim, o ideal é sonegar o máximo possível.
16/01/2024 08h03
Impostos servem para termos acesso aos serviços básicos. Próxima vez que usar o SUS e não pagar, você estará roubando? No entanto, no Brasil, é muito imposto e pouco retorno.
anônimo
16/01/2024 03h45
Não, imposto é apenas uma forma do governo arrecadar com o seu trabalho, sem precisar roubá-lo. isso não é roubo, isso é trabalho. O governo, precisa arrecadar com seu imposto para pagar seu salário.
15/01/2024 17h32
Sim, é claramente roubo.
15/01/2024 17h31
Sim, e dos piores
15/01/2024 19h49
Sim, não pago.
16/01/2024 08h01
No Brasil sim,pois é além do que deveria
anônimo
16/01/2024 04h10
Claro.
15/01/2024 17h52
Com certeza. Ainda mais quando você não tem a total certeza para onde o seu dinheiro está indo.
15/01/2024 17h41
É roubo se o dinheiro não for bem utilizado para melhorar a saúde, educação, segurança, infraestrutura e lazer público.
anônimo
15/01/2024 17h40
Depende do país.
15/01/2024 17h37
nao se for bem devolvido
anônimo
15/01/2024 17h34
Se fosse só uma questão de opinião era só escolher parar de pagar, mas estamos a conversar sobre um fato, imposto é definitivamente roubo você discordando ou não
anônimo
15/01/2024 17h34
Se estiveres em Portugal, não.
15/01/2024 17h33
Depende, da forma como é posta em nós sim. Atualmente eles coloca o máximo possível, para sobrar apenas o necessário para sobreviver.
Agora imposto em si não é roubo.
15/01/2024 17h32
É o imposto do amor, geral passa pano.