O Rio Grande do Sul é um Estado muito rico. É um Estado muito bom.

Eu sempre estou lá nas férias.

Vou sempre em uma cidade litorânea.

Que cidade maravilhosa! É uma cidade bonita, com pessoas bonitas e rica.

Eu entendo porque eles querem se separar do Brasil. Não é nem a questão do racismo e sim porque lá as coisas são muito boas. Tem trabalho bom! Não estou dizendo que eu apóio isso.

Claro que eu não apóio.

Acho que o sul não tem que se separar do Brasil. Eu não sou separatista, graças a Deus, mas agora eu entendo o motivo de muitos lá terem o desejo de fazer isso: porque lá é muito bom.

Tanto no Paraná, quanto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a economia e a qualidade de vida são boas.

Parece outro Brasil mesmo.

Quando saí de lá eu senti um baque muito grande devido à educação que meus avós e pais me deram. Hoje, em termos profissionais, eu vejo que realmente fez a diferença no que sou hoje.

Realmente a nossa educação no sul é diferente da do resto do país - nem se compara, sinceramente.

Não estou generalizando e não digo que todos os brasileiros de outros Estados não sejam educados. Não é isso, mas a educação de lá é muito diferente mesmo da de outros Estados. Têm muitos brasileiros de outros Estados educados também. Muitos têm educação e têm ética. Não são todos, mas a grande maioria de brasileiros dos outros Estados realmente é sem educação.

A educação do resto do Brasil não é igual à de lá - não tem aquela seriedade em ser tradicional. É tão diferente que me faltam palavras para explicar, mas isso é perceptível. É um grande contraste.

elas perguntam
18 13
eles respondem
16/01/2024 13h48
Quero meus 30 segundos de vida de volta.
16/01/2024 13h50
O desejo de se separar é pra preservar a cultura. Como a mídia é quase toda de fora, fazer parte do Brasil está exterminando a cultura gaúcha, porque somos expostos ao sotaque de fora o dia todo, palavras de fora, música de fora, costumes de fora. Mas hoje em dia separar não ia servir pra nada, já que até Portugal está se "abrasileirando" graças à mídia, então é bobagem, não adianta.
16/01/2024 14h41
Puro suco de racismo
16/01/2024 13h42
"Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá,
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar – sozinho, à noite –
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá."
- Gonçalves Dias, Canção do Exílio.
05/04/2024 00h05
Pq tu nunca foi para Alvorada, é uma maloqueirada. No Rio Grande do Sul tem o maior número de facções criminosas do Brasil. É um estado bom, porém não é tudo lindo.
16/06/2024 22h27
Quanta asneira
anônimo
04/04/2024 23h22
Estão com muitos problemas. Secas enchentes, furacões, estado com divida e falam que o gaúcho tá querendo virar paulista.
anônimo
04/04/2024 23h55
Sou catarinense mas morei no Rio Grande do Sul, o Rio grande está quebrado com um rombo gigantesco deixado pelo governo Tarso Genro (PT), até pouco tempo atrás servidores públicos estavam recebendo salário parcelado, agora Santa Catarina sim vem em ascensão, um dos motivos é jamais deixar ser governada por partidos de esquerda. A questão dos movimentos separatistas é muito por razões óbvias, o nordeste escolhe mau seus governantes, depois se descolam pro Sul e Sudeste em busca de uma melhor situação de vida.
17/06/2024 01h32
Sul é nível Europa
16/06/2024 22h18
Achei Santa Catarina um estado mega desenvolvido Curitiba capital mais organizada que já vi no Brasil
14/09/2024 17h13
Sei lá, nunca fui.
14/09/2024 11h01
Baixa a bola!
O estado não vai se recuperar tão cedo, vai ter que mudar a agricultura, a economia vai sofrer as consequências.
As belezas naturais que não foram afetadas continuam lá, mas não geram tanto turismo.
Não precisa disfarçar que não é gaúcha, essa soberba a gente conhece de longa data. Felizmente não é da maioria da população.
anônimo
16/06/2024 22h30
Vc não é especial para achar que vou ler esse textao seu. Sem tempo.
14/09/2024 17h19
Que sonho maluco foi esse?
04/04/2024 23h25
Não parece
elas respondem
16/06/2024 22h24
Perguntas que envelheceram mal
anônima
11/05/2024 21h10
Minhas condolências ao Rio grande do sul nesse momento tão delicado
16/01/2024 14h39
Sim, é um discurso separatista. Não reconhece que existem mazelas no Sul bem como nos demais estados que não pertencem a esse eixo.
Pura balela.
16/01/2024 13h46
Nossa, que paga pau.
16/01/2024 13h49
Quero arrancar os olhos.
05/04/2024 00h07
Pra cada Estado que tu for vai ver um Brasil totalmente diferente, somos praticamente países dentro de outro país.
04/04/2024 23h47
O sul do país, na verdade é um pedaço da Alemanha no Brasil
anônima
16/06/2024 22h32
Não sei, nunca fui pro sul mas acho meio exagero isso.
11/05/2024 22h45
Muitas questões, poucas respostas.
anônima
05/04/2024 00h12
Que coisa mais chata
05/04/2024 00h10
kkkkkkkkk oh babação
anônima
05/04/2024 00h10
Já começou a mentir na primeira linha.

Sul é destino de quem não tem grana ou coragem pra se aventurar fora do país, mesmo assim como o resto do Brasil só é bom pra quem tem grana.
anônima
05/04/2024 00h09
Outro brasil nao, outro país