Na época da minha avó uma mulher com vinte e seis anos que tivesse filho era considerada velha e a gravidez era de risco. Nossa vizinha com 48 anos teve uma gravidez e parto tranquilos e a criança está com sete meses (sem autismo, sem síndrome de down e perfeitamente saudável). Há décadas atrás isso ia ser muito improvável.

elas perguntam
8 3
eles respondem
21/01/2024 14h15
A medicina evoluiu sim, mas a vizinha de 48 ter um filho saudável não é exatamente uma super prova disso. Poderia ter acontecido há 70 anos tbem. Muita tataravó com mais de 10 filhos, os últimos nasciam depois dos 40
22/01/2024 11h45
Foi concepção natural ou inseminação artificial? Com 48 é raro conceber.
21/01/2024 12h20
Ainda hoje é improvável, a medicina evolui, de fato (assim como qualquer área baseada em ciência), mas essa questão de ter filhos muito tarde é uma questão genética, e ainda não somos capazes de alterar isso.
21/01/2024 12h40
O que está evoluindo não é a medicina, mas a engenharia (eletrônica, de software, física...).
É a engenharia que entrega sempre novas tecnologias para o diagnóstico de patologias.
anônimo
21/01/2024 12h54
A medicina mesmo demora muito pra evoluir, só em Novembro de 2023 que os Estados Unidos fez o primeiro transplante de globo ocular (olho inteiro) da história da medicina. Algo que já era pra terem feito há muito tempo, isso já era pra está no sus hoje, vai estar daqui há 50 anos
anônimo
21/01/2024 13h02
Sim, diferente da religião
anônimo
22/01/2024 12h23
Que pergunta absurda
elas respondem
22/01/2024 11h41
Está sempre evoluindo, cada descoberta nova é uma vitória. Mas esse caso da sua vizinha não é algo tão raro assim.
21/01/2024 14h13
Continua tendo risco, mas isso não depende só da medicina, estilo de vida e genética influencia bem mais.
anônima
22/01/2024 12h23
não