Conheço várias pessoas que são formadas em engenharias e arquitetura, que tem subempregos. Recebem salários baixos e assumem cargos bem inferiores ao seu grau de instrução. Sinceramente, não vale a pena cursar engenharia e arquitetura perder 4/5 anos se estressando com um curso e quando se formar ter um subemprego.

elas perguntam
15 7
eles respondem
22/01/2024 10h30
Realmente. E isso vale para outras profissões também
22/01/2024 10h33
Sub empregos é boa.
Inferiores.
Que fase! kkk
Pensa em ser mais um cidadão de um pais sub desenvolvido achando que existe algum tipo de honra em se dar bem num país que transpira corrupção, mentiras, etc.
Pensa o quanto sua mente é medíocre só pelos termos que usa pra segregar as pessoas por nível salarial ou estudo?
Patética!
22/01/2024 10h34
Tem certeza que não vale a pena?
22/01/2024 11h01
Eu me formei em engenharia e não conheço nenhum colega que não foi atuar como engenheiro ou fazer uma pós. Agora, se for formado por correspondência...
28/01/2024 13h14
6 em cada 10 engenheiros no Brasil não atuam na área. São 400 mil diplomas criando poeira.

Cabe ao governo, e não ao mito do livre mercado, criar uma demanda produtiva pra essa força de trabalho ociosa. Elaborar mega-projetos, planos de médio e longo prazo. Pega a amazônia, o maior ecossistema do planeta e a gente perdendo terra e biomas pra extrativismo, garimpeiro, rio contaminado por mercúrio, madereiro.

É o governo que precisa puxar a frente. Galera da engenharia química, bioquímica, biotecnologia etc. Era pro INPA ser o carro-chefe nas pesquisas de novos farmacêuticos, alimentos, cosméticos, biomassas etc. Há um enorme potencial adormecido e subaproveitado aí.

O mesmo vale pra arquitetura urbana, engenharia civil. Cidades caindo aos pedaços, engarrafamentos e trânsito cada vez mais caóticos. 2024 e milhares de pessoas perdendo casa, carro, gente morrendo por causa de chuva. Chuva! Tá doido. Cidades planejadas, como Brasília e Curitiba deveriam ser a regra, não exceção.

anônimo
03/02/2024 00h17
A maioria dos Engeneiros e Advogados que eu conheço trabalham de Uber.
12/07/2024 02h43
Na verdade, a única área que tem alguma garantia de empregabilidade no Brasil é medicina.
anônimo
11/07/2024 21h37
Normal o Brasil está assim.
12/02/2024 12h57
A maioria das profissões está assim. Principalmente direito e administração. As exceções são profissionais da área da saúde: Enfermagem, técnico em enfermagem, médico etc, além dos profissionais de TI
12/02/2024 11h41
Nunca percebi.
anônimo
12/02/2024 09h50
Sou formado em contabilidade e trabalho na Receita Federal, tenho um Toyota Etios e um apartamento de 50 m² da MRV na capital.
12/02/2024 09h43
Isso aí é só reflexo de uma economia fudida só isso. Você achar que não vale a pena se formar só demonstra que você e mais um milhão de pessoas acham que a vida é só fazer algo fácil e encher o bolso de dinheiro.
O sujeito tem que se formar, tirar certificado, ter experiência boa de estágio, fazer contatos, aparecer pro mercado, estudar e buscar de forma permanente. Formar e sentar a bunda na cadeira achando que as coisas vão aparecer do nada resultam nisso mesmo.
03/02/2024 00h10
Pelo vejo de relatos do pessoal que se formou em arquitetura a real é muito desvalorizada e horrível no brasil...
Urbanismo também.
28/01/2024 12h17
Diploma não é garantia de sucesso em nenhuma área.
anônimo
22/01/2024 12h40
Percebi agora
elas respondem
anônima
03/02/2024 00h08
Faz algum tempo andou tramitando no congresso uma lei que retiraria dos engenheiros o diploma, provavelmente buscando inferiorizar a profissão e aumentar a demanda por mão de obra barata, um absurdo, graças a Deus o miserável que propos a lei (Tiago Mitraud do Novo de MG) foi arrancado do congresso
anônima
28/01/2024 12h20
Isso é pq essas pessoas fazem a faculdade só pra ter uma formação, não analisam coisas como o renome da instituição.
anônima
12/02/2024 09h35
Conheço vários engenheiros que trabalham de entregador no Ifood.
anônima
29/01/2024 19h47
Sim
anônima
28/01/2024 13h19
Meu futuro:-(
anônima
28/01/2024 13h16
Em biomedicina também, queria até fazer mas conheço um monte de gente q fez e se ferrou
anônima
28/01/2024 12h13
Conheço muitos formados nessas áreas e estão desempregado. Alguns estão trabalhando na Uber/Ifood.