Conheço várias pessoas que são formadas em engenharias e arquitetura, que tem subempregos. Recebem salários baixos e assumem cargos bem inferiores ao seu grau de instrução. Sinceramente, não vale a pena cursar engenharia e arquitetura perder 4/5 anos se estressando com um curso e quando se formar ter um subemprego.
Sub empregos é boa.
Inferiores.
Que fase! kkk
Pensa em ser mais um cidadão de um pais sub desenvolvido achando que existe algum tipo de honra em se dar bem num país que transpira corrupção, mentiras, etc.
Pensa o quanto sua mente é medíocre só pelos termos que usa pra segregar as pessoas por nível salarial ou estudo?
Patética!
A maioria das profissões está assim. Principalmente direito e administração. As exceções são profissionais da área da saúde: Enfermagem, técnico em enfermagem, médico etc, além dos profissionais de TI
Eu me formei em engenharia e não conheço nenhum colega que não foi atuar como engenheiro ou fazer uma pós. Agora, se for formado por correspondência...
6 em cada 10 engenheiros no Brasil não atuam na área. São 400 mil diplomas criando poeira.
Cabe ao governo, e não ao mito do livre mercado, criar uma demanda produtiva pra essa força de trabalho ociosa. Elaborar mega-projetos, planos de médio e longo prazo. Pega a amazônia, o maior ecossistema do planeta e a gente perdendo terra e biomas pra extrativismo, garimpeiro, rio contaminado por mercúrio, madereiro.
É o governo que precisa puxar a frente. Galera da engenharia química, bioquímica, biotecnologia etc. Era pro INPA ser o carro-chefe nas pesquisas de novos farmacêuticos, alimentos, cosméticos, biomassas etc. Há um enorme potencial adormecido e subaproveitado aí.
O mesmo vale pra arquitetura urbana, engenharia civil. Cidades caindo aos pedaços, engarrafamentos e trânsito cada vez mais caóticos. 2024 e milhares de pessoas perdendo casa, carro, gente morrendo por causa de chuva. Chuva! Tá doido. Cidades planejadas, como Brasília e Curitiba deveriam ser a regra, não exceção.
Isso aí é só reflexo de uma economia fudida só isso. Você achar que não vale a pena se formar só demonstra que você e mais um milhão de pessoas acham que a vida é só fazer algo fácil e encher o bolso de dinheiro.
O sujeito tem que se formar, tirar certificado, ter experiência boa de estágio, fazer contatos, aparecer pro mercado, estudar e buscar de forma permanente. Formar e sentar a bunda na cadeira achando que as coisas vão aparecer do nada resultam nisso mesmo.
Faz algum tempo andou tramitando no congresso uma lei que retiraria dos engenheiros o diploma, provavelmente buscando inferiorizar a profissão e aumentar a demanda por mão de obra barata, um absurdo, graças a Deus o miserável que propos a lei (Tiago Mitraud do Novo de MG) foi arrancado do congresso