Meu namorado comprou um apartamento há um ano e iniciamos uma grande reforma. Até hoje não está concluída e desde então, tivemos e continuamos tendo muitos problemas com o arquiteto, que nunca cumpre os prazos estabelecidos. Como meu namorado não fala português, eu tenho que ir em absolutamente todas as reuniões com o arquiteto, falar com síndico de prédio e tudo q se relaciona a burocracia. Está sendo um verdadeiro inferno, e já dura um ano. Para completar, no final do ano passado, o pai do meu namorado descobriu um câncer terminal e está basicamente morrendo. Tudo isso tem causado um clima péssimo, estresse e tristeza entre nós. Não sei o que fazer para melhorar as coisas e nem como lidar com o sentimento de que meu namorado está sendo ingrato porque o estado emocional dele no momento faz com que ele fique muito impaciente comigo. Ele pede desculpas por estar estressado, mas sempre volta a acontecer. Alguma luz?

elas perguntam
5 2
eles respondem
anônimo
27/01/2024 09h24
Quer o verdadeiro conselho: desista do apartamento, ou, pelo menos, da reforma.

Recentemente eu comprei uma casa em um condomínio novo. Todos os condôminos também haviam comprado casas lá, afinal tudo era novo.
Dos 13, 4 reformaram a casa. Desses quatro, três venderam a casa, recém-reformada, devido ao estresse da obra (incluindo eu). Todos tiveram prejuízo.
Além disso, três dos quatro se divorciaram. Eu fui o único que não se divorciou, e eu acredito que isso ocorreu porque fomos os primeiros a desistir, aceitar o prejuízo e colocar à venda. Também fomos a pessoa que fez a menor das quatro reformas. Quanto maior a reforma, mais prejuízo e mais estresse, então maior é a chance de separação.
anônimo
27/01/2024 09h55
Ok, vou te dar os melhores conselho possíveis para a sua situação:

"Não sei o que fazer para melhorar as coisas e nem como lidar com o sentimento de que meu namorado está sendo ingrato porque o estado emocional dele no momento faz com que ele fique muito impaciente comigo."
Primeiro vc precisa entender q a situação do seu namorado é mt delicada. Comprou um ap, gastou mais dinheiro pra fazer reformas q já perduram por mt tempo e n se concluíram e agora pra piorar o seu pai está no último suspiro, é mt coisa n acha?

O seu namorado n quer sua "compreensão" ou que vc "amenize" essa dor q é o q eu suponho q vc fica tentando fazer, pq é algo q obviamente vão além de suas forças, logo, a melhor forma de lidar com isso seria com vc apenas estando presente ao lado dele sem se importar de q no momento vc não é suficiente de fato para apaziguar esse sofrimento e ter a compreensão de fato de q é algo q ele vai precisar superar e sofrer "sem impedimentos" digamos assim.

Eu imagino q a maioria dos casos q ele fica impaciente com vc é qnd te ouvi dizer q "vai dar td certo", "seu pai foi um bom pai e td q ele fez de bom pra vc", "pense nas coisas boas", "estou aqui ao seu lado", sabe, são coisas que podem tirar alguém do sério msm q vc esteja "tentando ajudar", mas tds essas frases só invadem o espaço dele sem solucionar absolutamente NADA e ainda dando a impressão de pena q por sua vez pode gerar mt raiva por fazer o outro se sentir humilhado ao ver qm ama tendo ele como vista de algo tão deplorável assim.

"Ele pede desculpas por estar estressado, mas sempre volta a acontecer." Sim, ele pedi desculpas por reconhecer q vc n está fazendo nada por mal e só qr ajuda-lo, então como uma forma de mostrar q ele reconhece o seu esforço por tentar ser carinhosa e amorosa com ele, msm q o jeito q vc esteja fazendo seja errado, mas n se responder o "amor" do outro com sentimentos de ódio, logo, após ver q foi indelicado perante vc ele se desculpa. O problema é q vc repete o ciclo...
anônimo
27/01/2024 09h19
Pesquise sobre ho'oponopono
27/01/2024 10h10
Namorado? deveria ser seu Marido! Tá tudo errado já...nada a dizer.
27/01/2024 10h12
É um momento difícil, a vida é assim mas sempre boto fé que vai passar, se não passar eu vazaria.
Uma dúvida, ele comprou o AP pra vocês ou é só pra ele e você tá resolvendo essas paradas se graça?
elas respondem
27/01/2024 09h58
Releve pela situação.
Reforma já é um estress absurdo, e ainda tendo que lidar com a situação do pai morrer a qq momento.
Eu fiz uma reforma uns 2 anos atrás e surtei com tanto stress. Acomete a todo mundo que mexe com isso, vc não é a única.
anônima
27/01/2024 10h07
Tem muita coisa errada nesta historia face as escolhas equivocadas sua.

-Primeiro: namorado que nem fala português, voce não pode reclamar nada, escolha sua, agora paga o preço;
-Segundo: Se reforma já é um desgaste imenso, imagina "grande reforma". Ou desista da reforma ou troque de arquiteto. Ou arranje um estoque extra de paciência;
-Terceiro: o pai do teu namorado esta morrendo e isto arrebenta com psicológico dele.
- Quarto: nada vem de graça e nem cai do céus, PARA DE RECLAMAR;

-Quinto: teu namorado QUEM COMPROU O APARTAMENTO PARA VOCES MORAREM E VOCE AINDA RECLAMA DELE??? INGRATA É VOCE.

E DEVE SER ELE QUE ESTÁ PAGANDO POR TODA A REFORMA NÉ??? VOCE ENTRA SÓ COM O CORPINHO E AINDA ACHA RUIM.