Essa é a realidade de alguns, mas fazer o que?
Cada pessoa vive de acordo com o possível. O jeito é aceitar a sua realidade e buscar muda-la, não sentir vergonha.
Sim, de fato. Nesse caso aí vc só tem 2 opções bem simples:
1 - Levar e deixar o outro saber de sua condição atual q n lhe favorece mt.
2 - Não levar o outro na sua casa e ele n ter ideia se sua casa é mt ruim ou coisa similar.
Olá. Hoje moro numa casa confortável e bem organizada, mas quando eu casei era bem precário. Nunca tive vergonha. Você tem que mostrar o que Você é e o que tem.
Seja pobre mas seja limpinha. Casa varrida, sem louça na pia, sala cheirosa e arrumada. E comece com pequenas mudanças, um vaso, uma plantinha. A mesa é velha, arrume um pano bacana pra cobrí-la. Tá cheio de gente se desfazendo de coisa na OLX, às vezes é bem mais em conta comprar umas cadeiras de segunda mão em bom estado que novas na loja.
E projeto, chama aí um pedreiro, veja em quantas vezes pode parcelar um reboco. Não precisa ser a casa toda de uma vez. Começa pela sala, pergunte quanto cobra pelo m² e faça as contas.
Tá cheio de canal legal no YouTube de decoração baixa renda. Gente que pega tralha e transforma em decoração, mobília.
O importante é você se sentir bem onde vive e cuidar da melhor forma possível do seu canto. Visitas são passageiras, no fim é você que mora aí.
Não mesmo. Nunca fui rica, moro no gueto no meio de uma roça e se tem uma coisa que aprendi com os meus pais é dar graças, ser grata em qualquer situação. Foi difícil mas aprendi.
Uma simples mesa e uma casa sem reboco não deve ser motivo de vergonha. Vergonha é tentar ser o que não é, roubar, matar, trair, passar os outros pra trás.
Seja grata, aprenda a ser humilde e paciente que as coisas melhoram, te garanto.
Sentir vergonha é natural.
Mas não faço disso uma condição obsessivo.
Que altera minhas atitudes frente as demais pessoas.
Tudo é uma questão de adaptação e readequação.
Nossa vida não é como antigamente
Nasce na nobreza e morre na nobreza
Nasce pobre e morre na pobreza
Hoje você nasce e têm condições de ascender socialmente e ter itens materiais novos, modificar todo seu meio de conforto.
Eu já vivi assim, minha mesa era um pedaço de madeira e n tinha cadeira e sim banco. Eu senti vergonha da minha casa em si mas era a minha realidade, eu estudei, trabalhei e consegui muda-la