Fiz um semestre da faculdade de Psicologia. O problema é não ter certeza se é realmente isso que eu quero pra minha vida. Eu estava realmente convicto de que iria fazer essa faculdade, que nem dei muita importância para Testes Vocacionais. Sou formado em RH, mas vacilei em ter saído da minha área. Atualmente estou trabalhando de telemarketing e quero sair desse ramo o mais rápido possível. Como estou há mais de 1 ano trabalhando em call center, meu currículo não está nada bom e se eu ficar sem estudar, ficará ainda mais difícil arrumar um emprego melhor. Tentei refletir durante as férias qual decisão tomar. Estou ganhando um salário mínimo, a mensalidade está em torno de R$400,00. É um curso interessante, mas tem duas coisas que eu não curto: Lidar com pessoas e leitura. Estou sendo sincero. Sei que minhas perguntas são repetitivas. Eu preciso muito fazer terapia para lidar com diversas questões, sendo elas o fato de eu não conseguir tomar decisões sozinho e eu sofro de Fobia Social. Fora que é um curso que tem muito debate. Eu só não faço terapia, pois estou desde 2022 aguardando o SUS me chamar, onde trabalho não tem Convênio Médico. Então por estratégia de melhorar o meu currículo, sair dessa área de call center e até mesmo tentar adquirir um autoconhecimento a meu respeito, optei por entrar de vez nesse curso. Engraçado que ultimamente cheguei a fazer vários testes vocacionais e parte deles, a minha maior pontuação fica na área de Exatas. Se não fosse o fato de ter que pagar a mensalidade, eu estaria pleno, pois eu iria encarar como uma ocupação. Tudo que tem que pagar, me gera insegurança, pois eu não consigo ter uma resposta concreta se é realmente isso que eu quero. O foda é que são 5 anos. Estou com 31 anos. Não posso mais ficar perdendo tempo. Por isso meti as caras. Foda é que estarei abrindo mão de muitas coisas, como por exemplo fazer uma viagem, juntar dinheiro para adquirir um bem.

eles perguntam
5 6
elas respondem
anônima
01/02/2024 18h09
Já falaram mil vezes aqui, sai da faculdade e usa o dinheiro da mensalidade pra pagar terapia, você precisa disso urgente. Enquanto não procurar ajuda, sua vida continuará cheia de reclames.
Loo
01/02/2024 18h37
Existe uma diferença entre seguir um planejamento de carreira e uma escalada financeira.

Universidade você opta por uma qualidade sua, por um dom pra ser lapidado igual diamante. Tem gente que nasce propositalmente pra essa finalidade.

Se você está indeciso use a CAPS da sua universidade pra uma terapia.
anônima
01/02/2024 18h13
Se tu não gosta de lidar com pessoas então pq tu tá em psicologia? Desiste logo, isso não é pra vc mesmo. Se vc quer alguma coisa da área da saúde então vá pra biomedicina ou farmácia, assim vc vai ficar dentro de um laboratório e não lidando com ninguém
01/02/2024 19h36
A saída mais óbvia é mudar de curso. Pense e repense em tudo o que você gosta e decida por outro curso que tenha mais a ver com você. Mas lembre-se que toda faculdade tem coisas boas e ruins, porque o objetivo do curso é dar uma passada geral em tudo. Imagine uma pessoa que vai fazer biologia porque ama e quer se dedicar à botânica (estudo das plantas), mas que tem medo de bichos. Ela vai ter que estudar sobre animais durante o curso, disso ela não vai poder fugir porque faz parte do currículo, mas não significa que ela vai ter que trabalhar com isso depois. Enfim, o que manda é o que você vai fazer depois que terminar o curso. A maioria das profissões oferece mais de uma área de atuação. Então vale pesquisar sobre todas as possibilidades que a carreira de psicologia pode te oferecer e, se ainda assim nenhuma área te agradar, aí é o caso de sair do curso mesmo.
Não é porque fez psicologia que é obrigado a atender. A área de RH mesmo tem muitos profissionais da psicologia.
anônima
01/02/2024 21h21
Nem sei o que dizer, mas passei uma situação igual a sua. Mesmo, sem eu gostar do curso conclui pq foi de graça. Cursei odontologia (não trabalho na área) então esse curso não me serviu para nada, trabalho em outra área.
eles respondem
anônimo
01/02/2024 18h11
Desista, você é um derrotado e vitimista por natureza.
01/02/2024 19h21
Procure ajuda.
01/02/2024 21h11
Pôw, RH parece um ramo tão sossegado.

Eu invejava muito o pessoal do RH quando eu trabalhei numa empresa descarregando caminhão. O pessoal do RH tudo limpinho indo para o "escritório", suave.
01/02/2024 21h12
Continuar
anônimo
02/02/2024 07h25
Nenhuma surpresa aqui, nada nunca tá bom pra você. Você só reclama.
anônimo
02/02/2024 08h45
Você está cursando psicologia. Na sua própria faculdade, deve ser oferecido o serviço de atendimento psicológico externo. Use seus contatos aí para ser atendido.