eles respondem
Existe.
Lógico
Todo pobre é capaz de virar a chave
De chegar no topo
De virar milionário
De chegar nos cargos de elite.
Tudo com o próprio esforço.
Começando na garagem como fizeram vários exemplos que até vendem livros de autoajuda.
Quem discorda disso é covarde e derrotado.
Lógico q existe, e claro q existem pessoas privilegiadas, uma coisa não exclui a outra como vc está sugerindo.
Veja, tem vários irmãos q tiveram as mesma criação, os mesmos pais, as mesmas condições...um não quer nada e vira um Zé ninguém q só dá trabalho aos pais, e o outro muda de vida totalmente, se tornando bem sucedido. Claro q há mérito em um e uma falta em outro.
Agora se quiser ficar só reclamando pq algumas pessoas nascem ricas e não fazer nada, aí é problema de quem reclama, pois nada irá mudar! Quem é rico, é pq sua família adquiriu riqueza em algum momento!
Meritocracia é utopia segundo lógica e ciência. Alguém acreditando em meritocracia é a mesma coisa que a pessoa não acreditar em gravidade. Não tem como você acreditar ou desacreditar da ciência em razão dela não ser uma crença e sim um fato.
Méritocracia é você sair da zona de conforto e mostrar seu potencial de crescimento, tem que ser melhor do que seu oponente, não adianta esperar ganhar algo sem lutar por aquilo.
Acho engraçado o Brasileiro acreditar em Meritocracia vivendo no país com menor Mobilidade Social do mundo (só deve perder pra Nigéria).
Meritocracia existe sim mas até certo ponto que o sistema vai permitir que vocês cresça, depois disso tanto faz. No final é mais papo de Coach do que qualquer coisa.
Meritocracia é um bom conceito, mas, como seu próprio exemplo sugere, não existe realmente em uma sociedade desigual
Dentro de um sistema que prega pela liberdade e meritocracia sim. O sistema alemão é bastante meritocrático nesse quesito.
Diferente, por exemplo, do Brasil, onde a elite política e amigos do governo detém vantagens sobre os demais da população.
Seu exemplo é meio nada a ver. Isso não tem a ver com meritocracia, entramos em outro debate. Ambos podem ser merecedores, tanto o filho do rico que pagou e se preparou quanto o do pobre. O problema aí é que um teve pais irresponsáveis que não souberam poupar, preferiram fazer filhos antes de ter um patrimônio, já o filho do rico teve o conforto de ter pais que guardaram um dinheiro pra ele poder usar pra essas coisas.
Também somos penalizados pelos erros dos pais, principalmente quando crescemos. Um pobre que não pode nem pagar uma aulinha de música pro filho nem deveria ter filho, deveria focar em juntar grana, ter um patrimônio. O erro já começa aí. Daí o filho cresce "prejudicado" mesmo.
Mas veja, há muitos exemplos de pessoas que venceram a miséria e pobreza e com muito esforço conseguiram coisas maravilhosas na vida. Muito é desculpa também. A pessoa que é inteligente mesmo, sempre vai dar um jeitinho, mas a massa mais ignorante, vai seguir a manada mesmo, isso sempre vai ser assim.
Na realidade não existe, mas para mim sim.
Sim, existe. Mas para existir meritocracia eh necessário as pessoas terem as mesma oportunidade.
Não existe, papo de coach de internet
A resposta está no seu exemplo. Logo, não existe.
elas respondem
Não.
Seu texto é didático.
Para que fizesse algum sentido real, o sistema teria que ser no mínimo igualitário: duas pessoas talentosas no entanto a condição socioeconômica se sobrepõe a outra, não o talento em si.
Partindo da premissa de que nem todos têm oportunidades iguais, fatores como "acesso a oportunidades, educação e recursos", façam com que a gente questione até que ponto dona Maria, que trabalha de domingo a domingo, acordando às 04:00, para trabalhar e só voltar às 22:00, é pobre por ser preguiçosa e seu João tenha hoje 60 anos, trabalhando desde os 11 anos de idade e nunca tenha tido dinheiro suficiente para comprar um carro. Até entre os ricos a meritocracia é questionável, uma vez que o sucesso financeiro de alguém pode estar atrelado a fatores como herança, conexões sociais e oportunidades iniciais, mas enfim, há quem defenda cegamente a meritocracia, como se ela pudesse definir o valor do indivíduo.
sim, se a pessoa nasceu em uma família rica foi PORQUE ELA MERECEU
Eu acreditaria nisso se tivesse nascido rica.