Para mim foi um pouco difícil me acostumar no começo, mas com o tempo fui me acostumando e agora acho q tá tranquilo. fiz o primeiro semestre ano passado. Com o tempo você vai fazendo amizades e tendo mais intimidade com as pessoas lá, aprendendo como funciona as atividades tbm, extensão curricular e etc.. As dicas que eu daria pra você, é não ter vergonha de tirar dúvidas com os professores e de conversar com as pessoas tbm, pois na faculdade vai ter trabalhos em grupo e etc..
A parte de morrer de estudar, de conteúdos que parecem de outro mundo e de professores ruins e mal caráter é verdade. Mas nem todos os professores são assim, tem também professor que sabe dar uma aula boa ou que é legal (os dois juntos é bem raro). E os conteúdos são muito mais densos e complicados que de escola, mas nada que você não consiga assimilar estudando muito. Essa é a grande questão: você precisa estudar muito mais do que em escola, se debruçar nos livros de verdade e tudo. Agora, assim, curta esse período, sobretudo de início de curso, e não deixe nenhum veterano tirar a sua alegria de ter passado e estar ali. Tem muito que é mal amargurado e acha que é bonito ficar assustando calouro, mas não é.
Eu fiz Engenharia em federal. Foi assustador, tive crises de ansiedade e a dificuldade é bem mais alta. Mais de metade dos que entraram no curso abandonaram antes de formar, e vários ficaram alguns anos a mais para conseguir o diploma.
Assustadora não é. Horrível é sim. No sentido de você passar por muito perrengues e humilhações para depois de formado você ainda ter dificuldade para arranjar emprego e ser bem remunerado.
Duvido! Eu na faculdade respiro e consigo pensar..
no ensino médio tinha banda, apresentação, palestra, feira de ciências e tecnologia, e ainda tinha a aula educação física, que as meninas tinham que escolher um esporte, se não ficava sem nota.
Na faculdade eu estudo algumas matérias por semestre e eu escolho qual vou acabar primeiro. Já no colégio tinha que fazer tudo isso; frequentar curso e se preparar para as olimpíadas de matemática. Deus me livre!
Ainda bem que tudo passa!
Quanto maior o nível de exigência acadêmica, maior o estresse do aluno, então isso varia de instituição pra instituição. Nem toda faculdade vai deixar os alunos "doidos", mas faculdade costuma exigir bastante esforço do aluno. A depender das matérias também que a pessoa terá em sua área escolhida.