Herpes, tanto labial quanto genital (vírus tipo 1 e 2), só são transmissíveis na fase ativa da doença. Essa fase ativa pode ser caracterizada pelas feridas manifestadas ou pouco antes/depois do seu aparecimento. Na fase dormente do vírus não ha transmissão
A herpes tipo 1 (labial) só é transmitido quando o vírus está ativo, normalmente, nessa fase, aparecem as feridas no lábio superior da boca. Podem aparecer tanto nos lábios quanto na região genital, embora seja mais raro.
A herpes tipo 2, no entanto, já é um tipo DST, ela é um pouco mais agressiva e pode aparecer tanto nos lábios quanto na região genital, sendo mais comum na região genital mesmo.
Por aparecer mais na região genital, seu contágio pode ocorrer com mais facilidade sem o uso de preservativos. O problema é saber quando o vírus está ativo, porque o tipo 1 ainda dá sinais como a feridinha na boca, mas o tipo 2 pode ficar ativo sem aparecer qualquer manifestação, mas a troca do fluidos ali, pode transmitir para o parceiro, então acaba sim sendo um risco sempre, mesmo que baixo.