anônimo
196
19/02/2024 16h27
Resumo: o holocausto foi a prisão e morte sistematica de judeus durante a Alemanha Nazista. Judeus eram perseguidos, presos, mandados para campos de concentração para trabalhos forçados, quando ficassem velhos e doentes eram exterminados. Era genocídio, uma nação racialmente hegemonica que eliminava civis de outra etnia, sem reação militar.
Por que os Nazistas odiavam judeus?
Antes da 1ª Guerra já existia ódio contra judeus. Alguns homens alegavam que, embora em menor número populacional, os judeus estavam em cargos altos na sociedade alemã. Que os judeus eram donos das maiores mídias da Alemanha, eram os maiores intelectuais da academia alemã, eram os maiores banqueiros, os maiores empresários... Mas, o foco principal da crítica era a mídia. No ponto de vista desses antissemitas, a mídia era comandada pela elite judáica e trabalhava para destruir a cultura alemã e promover a cultura judáica no lugar.
Esse ódio aumentou no final da 1ª guerra e durante Weimar. Os nazistas alegavam que a mídia, cujos donos eram judeus, trabalhava para acabar com a motivação dos soldados em 1918, colocando em seus editorias cartas de mães e esposas de soldados pedindo para que eles se rendessem e voltassem para casa. Combinado com a Greve de 1918, a qual os nazistas diziam que foi promovida por empresários.
Durante Weimar, a maioria da população alemã estava faminta e pobre, mas existia uma pequena burguesia composta por alemães e judeus que não passava fome alguma. Aproveitava de liberdade sexual, shows, muita bebida, ópio. Esse contraste fez com que o discurso de Hitler ganhasse força, uma vez que já existia o entendimento de que os judeus eram culpados da alemanha perder a guerra e que não eram afetados pelo tratado de Versalhes que eles mesmos ajudaram a criar. E que havia um contraste entre o alemão que trabalhava e essa burguesia que curtia a vida.