e nao passar vergonha na rodinha de amigos

eles perguntam
5 8
elas respondem
19/02/2024 23h29
1984 e a Revolução dos Bichos, ambos de George Orwell, são clássicos, vc vai entender bem as facetas do comunismo e do totalitarismo. A leitura desses dois livros é deliciosa, vc vai precisar de semanas pra digerir o conteúdo após a leitura.

O Capital de Karl Marx, a visão de Marx sobre o capitalismo NAQUELA ÉPOCA ( é importante entender o contexto histórico).

Aí sim, depois que fizer essas leituras, tire suas próprias conclusões.
19/02/2024 23h31
Boa pergunta.
anônima
19/02/2024 23h19
karl marx
anônima
20/02/2024 02h33
Obs
anônima
20/02/2024 05h11
Não sei te responder.
eles respondem
anônimo
19/02/2024 23h23
Putz cara, estude história, basicamente comece por livro de resumo da história de início ao fim, tem vários aí, depois estude por conta própria geopolítica. Leia o capital de marx e a riqueza das nações de addam smith boa sorte
19/02/2024 23h29
1. Rumo à Estação Finlândia.

2. De Pernas Pro Ar:

3. Direita e Esquerda - Norberto Bobbio:

Esses três livros vão te proporcionar um conhecimento crítico da sociedade e uma visão das duas ideologias que regem a política atual. Vão te mergulhar na história e fazer conhecer os fatos históricos que influencia o mundo até hoje.
20/02/2024 01h01
Qual sua idade? Acho que o melhor pra começar é História da Riqueza do Homem (1936), de Huberman. Esse era obrigatório em toda facul de sociais até o fim do séc XX, antes de ficar datado em algumas previsões e questionamentos. Mas as análises e descrições dos processos históricos são bastante competentes. Não dá pra entender politica sem entender economia e não dá pra entender economia sem entender história. As 3 coisas estão interligadas.

O Príncipe, de Maquiavel. Esse é o bê-a-bá das contradições e regras do jogo e como funciona o Estado. Bizarro como parece ter saído do forno hoje. Em 2032 vai fazer malditos 500 anos.

E pra fechar, Marx. Alguns podem falar do Manifesto do Partido Comunista ou d'O Capital (não leia esse até ter um baita repertório, é uma leitura puxada, principalmente os volume 2 e 3, que foram editados postumamente).

Leia O 18 de Brumário de Luis Bonaparte. Puta livraço! Esse é um estudo de caso sobre o golpe de estado do sobrinho do Napola, que de presidente de uma República virou Imperador do Segundo Império Francês e mudou o nome pra Napoleão III. Bizarro como o golpe foi em dezembro de 1851 e em março de 1952 o livro estava pronto. Marx analisa o período de 1848-1851 pra explicar como uma República bebê, que surge de uma Revolução, destronando e decapitando Luis XVI, inspirada nas 13 colonias americanas em menos de 60 anos voltou a cair nas mãos de um tirano. Mas que diabos? Aí as bases do pensamento marxista e do materialismo histórico dialético são trabalhadas: luta de classe, revolução & domínio do Estado pela classe que o opera.

Não leia livros de charlatões sem especialização e formação alguma na área. "O livro secreto de X!", "A verdade oculta de Y". Não leia fábulas nem ficção. 1984 não explica Revolução Russa, Senhor dos anéis não explica feudalismo. Tio Patinhas não é Adam Smith.

Pra entender do Brasil comece lendo O Povo Brasileiro do Darcy Ribeiro.
19/02/2024 23h20
O Príncipe (Nicolau Maquíavel).
19/02/2024 23h37
-O Livro Negro do Comunismo.
-Os erros fatais do socialismo
-A Lei: Por que a esquerda não funciona?
20/02/2024 01h42
Não conheço.
anônimo
20/02/2024 01h51
Os fundamentos do capitalismo
a história não contada dos Estados Unidos
Menos estado e mais liberdade
O Príncipe
20/02/2024 09h18
Primeiro aprenda história.