Sou muito muito pobre, sou adolescente então não posso trabalhar ainda, e nem estou no ensino médio ainda pra poder trabalhar como jovem aprendiz ou alguma coisa assim
Às vezes eu só vou pra escola em dia de chuva e etc pra poder comer, pq em casa é difícil
O melhor caminho seria estudar muito? Estudar pro Enem, vestibular, concurso? Pra mudar de vida e sair dessa miséria que eu vivo?
Nem condições de estudar eu tenho direito, não tenho mesa, cadeira desconfortável e meu celular não é muito bom, é bem antigo, sem contar wi-fi que nem pega direito
Ainda não consigo acessar conteúdos aprofundados pq a internet não disponibiliza isso direito, teria que pagar apostilas etc
Estudando eu tenho a garantia que vou ser alguém algum dia?... Ou tenho que buscar um trabalho mesmo tendo 15 anos? Algm me ajuda

elas perguntam
5 7
eles respondem
anônimo
20/02/2024 03h23
Vc pode trabalhar, a lei diz que devem estudar, mas se vc é pobre sem condições vc tem que trabalhar, vai viver de miséria só porque o governo proíbe.
Tira um horário, vai vender algo na rua. Eu era moleque eu vendia picolé, vendia frutas, já juntei latinha, limpava quintal, cuidava de jardim, eu não ganhava muito, mas pelo menos minha mãe não precisava comprar minhas roupas nem meu material escolar.
Hoje tenho meu próprio negócio e vc também não precisa tá dependendo de ninguém não. Mete a cara é faz algo, tudo é coragem.
Ficar pedido nada a ninguém não.
anônimo
20/02/2024 06h33
Vc tem celular e internet, tem uma mina de ouro nas mãos. Ao invés de perder tempo nesse site, vai pesquisar como ganhar dinheiro pela internet
20/02/2024 08h10
Estudar não garante nada. Mas te coloca a frente de muitos!
Mantenha sua dedicação nos estudos agora que é o que vc pode fazer.
Quando puder trabalhar, faça... Mas não deixe de estudar.
Se parar de estudar quando jovem, vai acabar voltando a estudar depois de velho. Tipo eu com 35 fazendo faculdade a distância!
anônimo
20/02/2024 03h23
O melhor caminho independente das circunstâncias, é continuar estudando. Pois, sem os estudos não tem como chegar a lugar nenhum.
20/02/2024 08h48
Vc não sabe nem eu.
elas respondem
anônima
20/02/2024 03h09
Vc pode tentar um trabalho de jovem aprendiz com 15 anos, aí melhora um pouco sua vida enqnt vc estuda e te dá mais condiçao de estudar melhor no futuro
Loo
20/02/2024 03h22
Acalma seu coração tá..
Nada é pra sempre.
E sim, agarre nos seus estudos
Você pode sim já trabalhar de Menor Aprendiz
Mas tem que estar matriculada em escola regular (fundamental ou médio) e ter 14 a 24 anos.

Depois me manda um DM.
anônima
20/02/2024 06h22
Já da pra vc trabalhar de menor aprendiz
Na Internet tem muito conteúdo bom e grátis pro ENEM. Procura o canal do Felipe Araújo.
Ele tem um drive cheio de apostila, livro, exercícios, modelo de redação e etc.
20/02/2024 06h27
Melhor caminho é estudar! Mesmo que pareça ser impossível, você sendo um diploma, fica tudo um pouco mais fácil.
Na verdade nunca paráramos de estudar, até quando conseguimos emprego, quando mais estudarmos, maior o salário será!
Aliás, eu ainda tenho em PDF minhas apostilas do Ensino médio, se quiser posso te enviar, vai ajudar se você começar a ler desde agora.
anônima
02/03/2024 14h37
Primeiramente, procure ter uma relação com deus. Isto te trará uma visão positiva sobre a sua vida.
Também, procure conhecer vc mesma, seus talentos, suas paixões, assim vai saber no que vc é boa. Isto vai te ajudar a se desenvolver bem. Estude sobre o mundo, sobre a realidade, estude filosofia, se apaixone por conhecer a realidade! Estude coisas que te constroem e te ajudam a ser uma pessoa auto confiante, com boa auto estima, tudo o que estudar, procure estudar com paixão! Vc vai ver que isso vai transformar a sua vida. Vc tem 15 anos, é uma jovem com a vida toda pela frente. A vida não é fácil, o mundo é cruel e as pessoas cada vez mais não sabem o que é bom, e caem no erro de valorizar coisas ridículas. Não seja mais uma jovem entre tantas, que só se preocupam em ter uma boa aparência pra postar fotos nas redes sociais, não se encaixe nesse sistema horrível. Procure relacionar com pessoas que vc percebe que te ajudam a crescer como pessoa, e as que te atrapalham, saia de perto delas. Vc tem toda uma vida pela frente, e provavelmente vc não sabe por ser mto jovem ainda, mas ser pobre é algo muito bom para o desenvolvimento de uma pessoa que quer se construir!
02/03/2024 20h05
Bom eu não sei nem o que fazer da minha vida, mas amiga estuda, pq vc estudando vc pode ser o que vc quiser
anônima
02/03/2024 20h09
Com 15 anos já dá pra fazer jovem aprendiz. E sim, estude pra sair da miséria, porque se não o que te resta é morrer aí ou virar puta.

Tem um monte de apostila pirateada na Internet, e a fundação Bradesco, Senai e Senac oferecem cursos de graça. Claro q vc iria ter q gastar com o transporte, mas é algo a se pensar.

Tenta ir em restaurantes perguntar se vc pode trabalhar como free-lancer, fala que é uma menina esforçada e que precisa ajudar em casa.