e vcs acham que isso pode prejudicar no desenvolvimento do adolescente e jovem, já que a pessoa não se expôs a situações diversas de interações sociais para poder amadurecer?

eles perguntam
6 7
elas respondem
23/02/2024 10h11
Eu achava que eu tinha isso até conversar com mais de um psicólogo e com meu psicanalista e chegamos a conclusão que eu não tenho isso mas meu psicanalista disse que é possível sim ter fobia social no trabalho apenas ou em alguns casos onde pessoas tem fobia social no social como em festas e coisas do tipo. O que eu tenho mesmo é uma insegurança muito grande o famoso medo de estar sendo avaliada e julgada.

E respondendo a sua pergunta, sim, é pode sim prejudicar a vida de um adolescente e muito. Vai tentando se expor aos poucos em um ambiente não muito lotado, com poucas pessoas até ir se acostumando com um número maior de pessoas.

No meu caso por exemplo, o que ajuda a ter essa insegurança/medo no trabalho é por estar em um ambiente onde exigem de mais da conta de nós. Temos que ser um ótimo profissional, temos que ser sociáveis, temos que engolir muita coisa para não ficar com a "imagem prejudicada", temos que atingir expectativas e metas ridículas, temos, temos e temos. Outro fator no meu caso, é que as pessoas do meio corporativo julgam muito, são muito competitivas, nos observa o tempo inteiro até a roupa que usa como já aconteceu comigo, fazem comentários maldosos e piadas e tudo isso colabora para uma certa insegurança, medo, timidez e isolamento. Tanto que um estranho que eu nunca vi na vida aqui da empresa fez essa observação minha nessa semana inclusive, ele disse que só me vê sozinha mas o que ele e os demais não sabem é que eu fiz essa escolha como meio de me proteger das más línguas e maldades dos colegas e tá tudo bem isso. Não preciso sair arregalando os dentes pra todos e falar com todos. Sendo educada já basta.
anônima
23/02/2024 00h56
Tenho. Prejudica SIM.Pq vc se ausenta da sociedade,e perde muitas,muitas oportunidades. Atrasa sua vida,dificulta vc se habituar,e aprender coisas simples do cotidiano.Coisas que vc precisa pra viver. Eu não sei fazer nada até agr.Prejudica intelectualmente,prejudica a sabedoria prática do viver diário,e por fim,tenho total certeza que prejudica tbm,e de uma forma muito ampla, o seu emocional
anônima
23/02/2024 10h16
Ter preguiça de interagir com pessoas se enquadra nisso
anônima
23/02/2024 15h29
Prejudica a vida.
anônima
23/02/2024 15h35
eu tive e ainda tenho um pouco e sim se voce nao lutar contra isso te vence, eu melhorei indo trabalhar sendo obrigada a interagir.
anônima
23/02/2024 16h30
Eu nunca tive isso.
eles respondem
23/02/2024 10h14
Nada como aquelas viagens de formatura do Ensino Fundamental, por volta dos 14 anos de idade.
Eu era meio isolado e viajar com colegas da escola foi um divisor de águas para mim. Passamos 5 dias na praia.
23/02/2024 22h51
Com compreensão, esforço e paciência pode-se melhorar muitas coisas na vida.
Não é preciso mudar a essência, mas é necessário remover os excessos.
22/02/2024 22h02
Tenho, não tem mais solução. É viver trancado em casa.
anônimo
23/02/2024 00h59
Sim, prejudica. A interação entre as pessoas é muito importante para nossa evolução da personalidade. Tem que procurar auxílio psiquiátrico e psicológico.
23/02/2024 13h49
Eu tenho, e sim, prejudica. Acho que é mais fácil de cuidar quando é adolescente.
23/02/2024 16h41
Amigo, vc sabe a resposta..
23/02/2024 23h29
Eu acho que eu tenho. Vou buscar ajuda profissional.