Sim.
É de boa,não precisa ter medo.
Basta ser voce mesma,dizer o que voce sente,o que causa suas angustias,seus medos,e ela irá te orientar da melhor forma possivel para te ajudar a superar
Desde criança praticamente. Deixe ele conduzir a consulta, na primeira ele vai se apresentar, apresentar a técnica de abordagem que ele usa (pelo menos seria o certo mas nem todos fazem assim), vai pedir para que conte um pouco sobre vc geralmente começando do presente e depois voltando um pouco pro passado. Mas cada um tem uma forma de conduzir a consulta, uma técnica diferente então pode ser que seja o oposto do que estou dizendo mas estou falando com base nas minhas. Por ex, fiz terapia seguida de 2020 até o momento e em alguns casos (se bobear todos), eu começava do presente, o que estou passando atualmente (problemas atuais e situações que me incomodam atuais) para depois voltar no passado e assim chegarmos a uma conclusão.
Obs: não precisa mentir e nem deve fazer isso pois eles estudaram por anos e anos o ser humano e vai saber se está mentindo ou não mas claro, sem julgamentos já que o papel deles ali não é esse e é por esse motivo que muitos se sentem à vontade para falar sobre tudo já que estão ali como profissionais "da mente humana" prontos a te ouvir, te entender, compreender o porquê de certas atitudes para aí sim te ajudar. Tente colocar o máximo que puder pra fora para que ele possa te ajudar e vc mesma se ajudar.
Cada psicólogo tem uma abordagem como ferramenta. Eu sinceramente não gosto de humanistas e nem dos analíticos (esse último ficam “interpretando demais”).
Mas no geral, é 1h de conversa: no primeiro contato tente conversar de forma conduzida. Ela/ele pode começar te perguntando o motivo de você estar ali pra ver se vc é sincera, desesperada ou tá em algum estado inconsciente.
Eu vou até hoje na terapia comecei desde muito nova, logo são 21 anos de frequência.