As pessoas, ao invés de pegarem algo de uma doutrina para si e aplicarem em suas vidas, preferem, em primeiríssimo lugar, criticá-la com uma "base" rasa e usar essa "refutação" para rejeitá-la? Não experimentam daquele saber, daquele conhecimento, mas são os primeiros a apontarem supostas inconsistências. Isso não seria preguiça e desonestidade?
Por exemplo, uma pessoa que não tem fé, criticar a ideia de fé e dizer que ela não serve para nada na vida de alguém. Como ela pode saber que a fé não vale de nada se não a sentiu em seu peito? Como ela pode ter tanta certeza que a fé não ajuda as pessoas?
E nisso estou me referindo aos bons ensinamentos.

elas perguntam
5 2
eles respondem
26/02/2024 17h39
Sim. As pessoas, em geral, têm preguiça (entre outras coisas) de desafiar suas convicções, por isso se apegam à primeira visão de mundo que tiverem contato.
Dá pra notar isso em muita coisa, mas um exemplo nítido disso é como influenciadores conhecidos por propagarem alguma ideologia são bombardeados com perguntas do tipo "como posso refutar o argumento x do grupo que eu não gosto??". Ao invés de as pessoas estudarem (tanto sobre o que elas acreditam quanto sobre o que elas criticam), elas preferem simplesmente pedir uma resposta pronta pra alguém que superficialmente parece ter a mesma visão de mundo que elas.
26/02/2024 17h41
Acho que sim,as pessoas geralmente tem preguiça de pensar.
Preferem comer algo que já vem mastigado por outra pessoa
26/02/2024 17h46
Tratar experiências próprias como uma verdade absoluta, é uma atitude sem muito valor. A fé e a descrença podem e vai ser criticadas mesmo não sendo sentidas por alguns, pois as coisas não precisam ser sentidas para serem analisadas de forma analítica, e por fim criticadas. Se não há uma verdade absoluta, não faz sentido tentar conversar do certo.
anônimo
26/02/2024 17h41
Sim
anônimo
26/02/2024 17h42
Xerox
elas respondem
26/02/2024 17h42
Pq pra ela isso não faz sentido.
Ela não crê.
Qdo ela diz isso, está dizendo no contexto pessoal, e não uma verdade absoluta.
anônima
26/02/2024 17h47
Por que cada um julga segundo a verdade de mundo dele, se chama parcialidade.

Tem q ser muito honesto pra criticar com neutralidade.