A igreja em si diz que é mas os médicos dizem que é importante pra conhecer o corpo humano e até questão de saúde nos casos em que o cara não consegue suportar tamanha "pressão" digamos assim e tem que "se aliviar". Eu lembro de um caso que o pastor contou na igreja de um cara que estava de compromisso com uma mulher e chegou nesse nível aí, ele foi se orientar com um pastor (era uma questão de saúde dele) e entraram "num acordo" de se masturbar para não cair no pecado da fornicação. Sei lá cara, acho que tem que ver se é questão realmente de "saúde" ou puro prazer, sacanagem, entende? Acho sujo esse ato mas tem casos como esse que é necessário.
Entrar nesse lance de masturbação e pecado são coisas meio complicadas. Se for parar pra pensar pelo lado religioso, Deus fez o homem e a mulher, ambos um para o outro, e sexualmente tbm. Ele criou a vagina e o pênis justamente pra ambos copularem, se usarem um no outro kkkkkk
Antigamente a vida sexual, principalmente dos homens começavam muito cedo e se casavam tbm, então não tinha tanto essa dificuldade que tem hj. Parando pra pensar dessa forma, a masturbação seria algo que Deus não se agradaria, mas esse assunto divide muitas opiniões. Teólogos são mais indicados pra responder essas questões. Eles têm mais embasamento bíblico, então seria melhor. Não acho q seja pecado, dependendo da intenção da pessoa, mas digamos que Deus tbm não fez pra ser usado dessa forma, entende? Eu diria que é algo comum pra sociedade atual. Normal não.