Por influência, de informações corretas ou errôneas, difundidas pela mídia, geralmente quem mais comete homicídios por conta de ciúmes são os homens. Eu não irei universalizar esse cenário, prefiro ir pelo caminho da biologia.
Se formos analisar, no nosso histórico biológico, o gênero masculino sempre foi muito territorial para com a sua fêmea. Em certas épocas, tal sentimento de posse e ciúmes gerava matanças, batalhas. Períodos como: Idade da Pedra e Idade Média são bons exemplos. Nos dias atuais, não há uma diferença muito grande.
Além desse sentimento biológico masculino, homens ciumentos e possessivos são culturalmente atrativos para grande parte das mulheres (fato que também entra em pauta biológica.)
Um exemplo: Arenas das quais homens disputavam por uma mulher. Para a fêmea, ser disputada por um macho ou mais do seu interesse, é um privilégio. O mesmo ocorre hoje em dia, apesar de que atualmente, o ego é o maior motivo. Porém, aquele pequeno fragmento de instinto ainda permeia os seres humanos, ocorrendo esse prazer em ver o macho com um pouco de ciúmes, do qual não levará à morte de terceiros.
O homem culturalmente ciumento e possessivo também aparece em épocas, como: Império Grego, onde até mesmo um Deus, vulgo Zeus, é extremamente ciumento (mesmo passando o rodo no Olimpo inteiro); podemos ver isso no Antigo Egito, onde faraós e outros homens de poder poderiam deter diversas mulheres, mas e se elas fizessem o mesmo eram mortas; podemos ver isso no Império Romano e em diversas outras fazes que se repetem o mesmo padrão.
Enfim, não irei me aprofundar mais...creio que foi possível compreender. Fatores da vida também tornam isso relativo de indivíduo para indivíduo.