eles respondem
Para mim, cuscuz mesmo é o do nordeste
Fez bem em retirar o cuscuz da mesa.
A saber 1: A criação do cuscuz é atribuída aos mouros berberes, grupo nômade que habita a região do deserto do Saara desde a pré-história que buscavam a facilidade de preparar e transportar o alimento. O primeiro registro de quem se tem notícia sobre o prato foi escrito em um livro de culinária magrebe, no século XIII.
No Brasil, o cuscuz foi trazido pelas mãos dos colonizadores portugueses que, por sua vez, já haviam importado a iguaria dos países árabes. Uma vez em território nacional, o alimento foi adotado pelos povos indígenas.
A saber 2: No século 8, os muçulmanos navegaram do norte da África e assumiram o controle do que hoje é Portugal e Espanha.
Mais intrigas: A feijoada não é brasileira. Veio junto com colonizadores portugueses. "Historiadores e especialistas da culinária indicam que esse tipo de prato – que mistura vários tipos de carnes, legumes e verduras – é milenar. Remonta possivelmente da área mediterrânica à época do Império Romano, segundo Câmara Cascudo. Pratos similares na cozinha latina seriam o cozido, em Portugal; o cassoulet, na França; apaella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália."
Cuscuz de verdade é o do nordeste. O resto é plágio.
O cuscuz paulista é uma lavagem de porco, comi uma vez e não consegui comer tudo. Mas também não sou chegado a cuscuz. Sou nordestino.
É muita informação pra ser chamado de cuscuz, o cuscuz do nordeste é o único gostoso mesmo
Apropriação só de nome, pq de prato n tem nem como, totalmente diferente, o paulista parece lavagem de porco, nmrl.
To nem ai pra cuscuz, bom msm é torresmo
Apropriação cultural de cu é rola- É o que eu sempre digo, te recomendo dizer o mesmo já que essa porra nem existe.
O cuscuz Paulista é uma nojeira.
O paulista é bom. O nordestino nunca comi, mas pelas fotos, parece sem graça.
O povo come sushi e não vejo ninguém reclamar
Apropriação cultura ou não foda-se kkk, importante é comer.
Porque nóis quer assim tlgd?
elas respondem
Cuscuz come no Nordeste todo. E realmente o do Nordeste é o único que presta, esse paulista aí tá com nada.
Cuscuz paulista chega a ser uma ofensa de tão ruim.
A culinária, assim como a linguagem, a arte e a religião são mutáveis de acordo com sua época, povo e região em que sao praticados. Isso se chama cultura, a cultura é viva. Não existe certo ou errado, original ou plágio. A cultura apenas existe, em constante transformação, conforme a própria sociedade se transforma.
Apropriação cultural é lucrar através de uma cultura que não é tua em DETRIMENTO do povo a qual ela pertence. Se não há detrimento, não há apropriação, há apenas um exercício cultural.
Exemplo: Em 2016 a Globo apresentou uma novela chamada Sol Nascente, era sobre uma familia de imigrantes japoneses e mostrava muitos elementos da cultura japonesa no Brasil. Essa novela foi protagonizada por Giovana Antonelli. Todos os atores que representavam a família eram descentes de orientais, exceto a protagonista. Será que nesse Brasilzão nao existia uma unica atriz descendente de orientais para interpretar o papel? Giovana foi escolhida em detrimento de Danielle Suzuki. Por que não dar visibilidade a uma atriz oriental para o papel de sua propria ancestralidade? O resultado foi uma novela ridícula com baixos índices de audiência e uma vergonha no histórico da Globo. Entenderam? Isso é apropriação.
Não acho que seja apropriação cultural.
Acredito, inclusive, que isso é uma rivalidade tola.
Sou nordestina e acho o cuscuz consumido aqui muito melhor que o Paulista.
Acho o Paulista feio, sei lá kkkk... Mas, não vejo motivo também para tanta falação besta.
Essa gororoba que vocês comem pode ser tudo, menos cuscuz, é até ofensivo pra gente.
Acho isso muita frescura. Tem tanta coisa nordestina que eu acho nojenta e pior que lavagem, mas come quem quer, não tem necessidade de ficar com esse drama todo que fazem em cima do cuscuz paulista.
Não é apropriação cultural, é um desastre da natureza, bglh parece vomito de cachorro
O fato é que qualquer papo de apropriação cultural é INSANO.
Por exemplo isso do cuscuz ser marroquino; a batida principal do hip hop vir de Numbers, música de uma banda alemã chamada Kraftwerk de 4 caras branquelos; a massa vir da China e não da Itália, mas ambos os lugares têm ela como símbolo; a Páscoa celebrada hoje tem mais elementos egípcios do que cristãos; smartphone foi criado pro branco e todo mundo usa; chimarrão é indígena; samba e feijoada foram criados por brancos; etc, a lista é INFINITA.
O MUNDO TODO compartilha coisas. NADA veio de um lugar só e só importa pra um tipo de pessoa.
Apropriação cultural é o nordestino, pois é uma versão piorada do original marroquino e tratada como "prato típico".
O paulista é uma bizarrice que decidiram chamar de cuscuz sabe-se lá porque.
Assim como o açaí do norte. Tem suas rivalidades.
Pois eu acho que foi a única coisa que o paulista conseguiu fazer direito kkkkkkkkkkkkkk
tirando o de sardinha, não suporto
Que idiotice ficar discutido isso.
É prato típico brasileiro.
Parem de ser retardados
Meu poooovo, o cuscuz tá proooonto
KKKKKKKKK ccarai imagino a cena