Minha mãe de Santo me chateou. Ela queria que eu comprasse determinada roupa para eu usar, até aí tudo bem. O problema é que ela nem sequer perguntou: Ingrid, dá para vc comprar agora? Se não der, você compra depois.

Não, mandou eu comprar para a próxima gira e pronto. Eu não sou rica não, já providenciei a roupa (tudo muito caro, por sinal) mas e se eu não tivesse condições????? Ela nem sequer cogitou essa ideia, com tantas roupas e pano da costa sobrando no terreiro dela.

Fora outras coisas que me incomodam. O chão que eu estou é muito bom espiritualmente, tive muita ajuda lá, os guias são maravilhosos. Mas as atitudes da dirigente que me incomodam muito e dos filhos dela também.

Conheço muitos pais e mães de Santo que são muito mais coração do que ela, vejo como uma pessoa muito materialista.

Mas meus guias gostam de lá e eu acabei ficando de vez. Estou muito irritada e não estou mais sabendo separar as coisas.

Só um desabafo.

elas perguntam
11 8
eles respondem
anônimo
19/03/2024 16h47
Se já comprou a roupa pra que esse mimimi todo?
anônimo
19/03/2024 17h02
Frescura..
anônimo
20/03/2024 09h23
Agora que notou que essas paradas de religião são apenas pra tirar dinheiro dos trouxas (você)?
anônimo
19/03/2024 16h47
Isso que dá ter um cérebro de ervilha. Já imaginou sua mãe de santo cagando? Trepando? Tomando banho? Para de bobagem!! Ninguém nessa terra tem poder nenhum
Deixa de ser cérebro de ervilha.
22/03/2024 00h10
Calma, meu bem.
21/03/2024 23h40
Faz macumba para ela.
anônimo
21/03/2024 22h34
Vai bater tambor pra lá satanás
21/03/2024 22h22
Eu não sou religioso,mas do que eu vejo sobre fé e crença em algo maior,eu acho que ela tem um propósito maior para voce no futuro,e que tudo fará sentido no final
anônimo
20/03/2024 09h54
Religião é para os fracos, eu acredito em Deus e é isso aí
anônimo
19/03/2024 16h43
Não olhe para os homens. Olhe para Deus.
elas respondem
anônima
19/03/2024 16h55
Essa história está difícil de acreditar.

Pelo pouco tempo que convivemos com você aqui é notório que você é uma pessoa desaforada, fofoqueira, implicante e intrometida. Dá para ver que você é uma pessoa de difícil trato.

Dirigentes de casa de Santo odeiam esse tipo de comportamento - principalmente fofoca (que cria desarmonia entre a egrégora). Se nós, que só te conhecemos através do virtual, já visualizamos esse seu comportamento, faço ideia o dirigente de sua casa de santo que lhe conhece pessoalmente. Se ela lhe trata com pouca afeição e preocupação é porque, com certeza, também percebeu esse seu mau comportamento. Se quiser ser tratada com mais afetuosidade pelas pessoas no futuro faça uma mudança na forma como fala e trata as outras pessoas.

Ah! E outra coisa: filha de iansã não é fofoqueira. Isso é característica de filha de iemanjá.
21/03/2024 22h25
Sou cristã e devolvo meu dízimo pq eu quero.
Se fosse obrigatório eu não dava
Temos que nos sentir livre em nossa religião
anônima
21/03/2024 22h31
Vc tem q se sentir bem e livre onde quer cultuar, então vai de vc saber se vale a pena continuar, pq por um lado vc está ótima e por outro n gosta da mãe de santo. N sei como funciona isso de guia, mas eles n podem te dar uma opinião sobre essa mulher e falar se ela é boa pessoa? As vezes eles te mostram a situação de outra perspectiva.
19/03/2024 15h55
Bem é difícil entender exatamente a situação sem saber todos os detalhes, mas o qe parece é qe vc está sentindo muito desconforto e insatisfação em relação às atitudes da sua mãe de santo. Isso pode ser resultado de uma comunicação insatisfatória ou até mesmo de diferenças emocionais entre vcs.
Em primeiro lugar, recomendo qe você pare e reflita se realmente quer continuar no mesmo terreiro....Talvez haja outras opções que sejam mais adequadas para as suas necessidades e expectativas.

Se vc optou por ficar nesse terreiro, recomendo qe vc converse com os guias e tente resolver as coisas pacificamente. Mostre que está incomodada com as atitudes e as ações da sua mãe de santo, mas tbm manifeste sua gratidão pelo que ela já fez por você. É importante que toda a população do terreiro trabalhe em harmonia e coopere uns com os outros.
Se mesmo assim as coisas não melhorarem, pode ser necessário você tomar uma decisão difícil e buscar outra casa de candomblé que seja mais adequada às suas necessidades.
anônima
19/03/2024 15h58
É por isso que prefiro não ter religião. Tudo é gasto.
anônima
19/03/2024 16h09
No meu ponto de vista, seria mais responsabilidade sua falar da sua situação financeira do que dela perguntar. Como ela dirige uma instituição, essa tem padrões de vestimentas, rituais, regras que são importantes para simbolizar a fé.

Muita gente pensa que casa de umbanda tudo é 100% gratuito, mas não, não há recolhimento de dízimo, mas o espaço tem aluguel, energia, água, comida, instrumentos, objetos religiosos. Se você trabalha lá, tem que estar disposta e bem comprometida, pois é uma prioridade da sua vida.

É uma troca já que a espirualidade está preenchendo a sua vida, e com ela também ajudando outros. Seria muito feio da parte dela se mesmo você dizendo que não tem condições, ela exigisse mesmo assim. Mas ela pediu, e você em condições financeiras ruins, deveria ter dito.
anônima
20/03/2024 12h40
É por isso que tu tem raiva de crente? Desrespeitada vcc
21/03/2024 22h45
Eu não entendo esses detalhes sobre sua religião, mas se você se sentir mais a vontade em outro lugar que professa a mesma crença, não seria melhor mudar? Ir em algum lugar que não só você se sinta mais à vontade, mas também mais focada para colaborar, fazer o que é correto?

Desculpe se há algo que lhe impeça, pois eu não entendo. Falo apenas com o conhecimento de outras religiões, nas quais é normal procurar uma casa onde você se sinta melhor.