Na última edição do idh O Brasil ocupava a posição 89 na colocação de países a África tem 54 países desses só 2 estavam a frente do Brasil no idh Seicheles e Maurício todo resto baixo do Brasil no idh ,detalhe Brasil está atrás de todos os países europeus exceto a Ucrânia que está em guerra, de todos os países com baixo idh todos com exceção do Paquistão Iêmen e Afeganistão estão na África ,porque será que os países africanos tem tanta dificuldade de alcançar padrão de países desenvolvidos

eles perguntam
3 6
elas respondem
anônima
20/03/2024 15h06
Fruto da politica, guerras, posição geografica, colonização e religião. Sim, religião, veja o que os próprios africanos dizem a respeito da religião nos canais do YouTube. Eles vivem embaixo de religiões que oprimem.
20/03/2024 15h11
Brasil tá quase assim
anônima
20/03/2024 15h23
Fico me perguntando se vc faz essas perguntas pq quer opiniões diferentes ou se é só preguiça de abrir o google e consultar artigos de especialistas na área
eles respondem
20/03/2024 13h16
Colonização, geopolítica complicada devido às atuais fronteiras dos países que juntaram no mesmo território tribos historicamente inimigas, muitas guerras, sistema de crenças...
anônimo
20/03/2024 13h04
Calor
20/03/2024 13h21
Culturas tribais desalinhadas com as atuais civilizações mais desenvolvidas e o clima que reflete diretamente nos recursos.

A colonização é um fator de menor importância, já que a Etiópia, por exemplo, jamais foi colonizada por um europeu, no entanto, é um país miserável que ainda teve um período comunista.
A Libéria é outro país que não sofreu colonização europeia (foi fundada por ex escravos americanos) e é igualmente miserável, senão muito pior. A maior fonte de renda do país é o aluguel de bandeira para embarcações marítimas comerciais.
20/03/2024 14h30
Porque assim como Brasil, carece de planos econômicos mais a longo prazo. São países dominados por pseudo ditadores, com instabilidades políticas e sociais. Já houve países na África que eram ricos e ficaram pobres devido as guerras e má gestão pública. Tem países africanos que tem muito potencial, mas a corrupção e a má gerência manda o país lá pra baixo.
20/03/2024 13h34
Por causa do passado de roubo e exploração vinda dos europeus
Por causa do imperialismo
anônimo
20/03/2024 14h24
Isso que vou falar não é um fato, é apenas minha interpretação espiritual. A África deriva de muitas religiões que eu vejo como negativo, tudo isso tem um custo espiritual que não deixa a pessoa sair da miséria, o mesmo acontece no nordeste brasileiro.