Já existiam civilizações beeeem antes disso, com técnicas de agricultura, drenagem, arquitetura, canais.
https://exame.com/mundo/arqueologos-encontram-vale-perdido-de-cidades-de-2-mil-anos-na-amazonia-do-equador/
Vejamos os incas, por exemplo. Desenvolveram cidades, pontes suspensas, não ficaram eternamente correndo pelados e catando frutas.
Dominavam confecção de roupas, graças ao algodão e lã das lhamas e alpacas. Sem condições viver pelado no frio daquela altitude. Faziam adornos em cerâmica, utilizavam ouro e metais. Ou seja, tinham técnicas desenvolvidas e sofisticadas.
https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/02/traje-descoberto-em-cemiterio-no-chile-da-pistas-sobre-antiga-cultura-inca.ghtml
Lembrando que o processo colonizador acelerou o desenvolvimento (afinal...né... trabalho escravo e tributos à coroa). O próprio reino unido é o resultado da Inglaterra dominando Escócia, irlanda do norte, Gales. Aliás, europa inteira é uma sucessão de um colonizando o outro. Civilidade não cai do céu.
Não é que o europeu trouxe civilidade para a américa, é que estava em um nível bem acima, por isso dominaram. Mas isso não anula o desenvolvimento das sociedades até então. A história mostra que sociedades não ficam cristalizadas no tempo, ou são eliminadas, ou são dominadas ou se desenvolvem.
Os maias duraram 15 séculos, criaram calendário, escrita, matemática, comercio entre as cidades, mas a festa já havia acabado quando os espanhóis chegaram, por exemplo, só acharam as ruínas.
Enfim, toda porrada em colonizador é pouca.
Grande Tupac, maior revolucionário e maior rapper: