Vocês acham que em 2024 a gente ia ter computadores ou celulares se ninguém tivesse vindo antes e trouxesse algum ar de civilidade a essas terras há 500 anos? Tipo, se os europeus não tivessem vindo pra cá, a gente estaria correndo nu pelas florestas e catando manga em árvores muito provavelmente. Essa é minha visão, mas vocês acham que sem eles a gente teria alguma chance de alcançar algum nível de civilidade maior do que os índios da época?
Falo nisso, pq vi no instagram algumas discussões sobre esse tema, e fiquei curioso pra saber o que vocês acham..

eles perguntam
4 4
elas respondem
anônima
22/03/2024 00h50
Da mesma forma que o europeu teve a sua idade “primitiva” e “evoluiu”, os que foram “primitivos” aqui também poderiam vir a “evoluir” tecnologicamente.
As palavras se encontram entre aspas, porque isso depende da visão de cada um. Eu não considero atitude civilizada essa de dominar o outro, isso é o puro exercício da lei do mais forte, selvageria. A diferença aí é o poder. O europeu possuía um poder bélico mais avançado por interesse em subjugar e dominar o outro, por interesse em conquistar o mundo inteiro.
Como saber se os índios eram assim tão mais selvagens? Pode ser que suas crenças e atitudes com relação à natureza fossem de preservação e de respeito.
Eu não sei muita coisa, apenas deixo minha opinião para alguma reflexão. Claro, se for do seu interesse.

* As palavras subjugar e dominar encontram-se postas em sequência propositalmente. São palavras análogas, coloquei-as no sentido de : 1. dominar - alcançar um grau hierárquico superior; 2. Subjugar - coerção, submeter por ameaças , reduzir.
Desnecessário, eu sei. Mas é isso aí, um beijo.
22/03/2024 02h03
Não tenho nenhum tipo de preconceito com os índios, mas, de certa forma, fez bem terem trocado o Brasil por espelhos, rs.
22/03/2024 00h44
Eu sempre falei que se não fossem os europeus seriam outros povos, não importa se fosse 500 anos antes ou depois porque o ser humano nasceu pra investigar, pra descobrir o que está encoberto e migrar.

Isso é inevitável, as pessoas são meio burras porque elas juram que essa terra ia ficar intocável até o fim, se não fossem branco seria o africano se não fosse o africano seria o indiano, mas aconteceria.
22/03/2024 03h45
falou pouco mas falou merda. Você acha que não seríamos capazes de ter nossa própria evolução sem depender de homens brancos alheios?
eles respondem
anônimo
22/03/2024 00h54
O problema da colonização portuguesa é que isso aqui era bananalândia abandonada. Só veio ter algum grau de civilização com a vinda de Dom João VI em 1808. E mesmo assim, o primeiro e segundo reinado eram coisas primitivas se comparado ao resto do mundo. Quem é o imbecil que mantém a economia de uma sociedade baseada em um ou dois produtos? Nem em 1800s um imbecil completo que não fosse português ou brasileiro pensaria nisso. Também tem o fato da escravidão ter sido abolida só no final do século. E com pressão dos pretos remanescentes da guerra do Paraguai e uma instabilidade generalizada no reinado.

Enfim, se os ingleses tivessem colonizado o Bostil hoje estaríamos andando de carro voador, criado, produzido, desenhado no bostil, por um bostileiro. Alguém duvida?
22/03/2024 01h56
Já existiam civilizações beeeem antes disso, com técnicas de agricultura, drenagem, arquitetura, canais.

https://exame.com/mundo/arqueologos-encontram-vale-perdido-de-cidades-de-2-mil-anos-na-amazonia-do-equador/

Vejamos os incas, por exemplo. Desenvolveram cidades, pontes suspensas, não ficaram eternamente correndo pelados e catando frutas.

Dominavam confecção de roupas, graças ao algodão e lã das lhamas e alpacas. Sem condições viver pelado no frio daquela altitude. Faziam adornos em cerâmica, utilizavam ouro e metais. Ou seja, tinham técnicas desenvolvidas e sofisticadas.

https://revistagalileu.globo.com/ciencia/arqueologia/noticia/2023/02/traje-descoberto-em-cemiterio-no-chile-da-pistas-sobre-antiga-cultura-inca.ghtml

Lembrando que o processo colonizador acelerou o desenvolvimento (afinal...né... trabalho escravo e tributos à coroa). O próprio reino unido é o resultado da Inglaterra dominando Escócia, irlanda do norte, Gales. Aliás, europa inteira é uma sucessão de um colonizando o outro. Civilidade não cai do céu.

Não é que o europeu trouxe civilidade para a américa, é que estava em um nível bem acima, por isso dominaram. Mas isso não anula o desenvolvimento das sociedades até então. A história mostra que sociedades não ficam cristalizadas no tempo, ou são eliminadas, ou são dominadas ou se desenvolvem.
Os maias duraram 15 séculos, criaram calendário, escrita, matemática, comercio entre as cidades, mas a festa já havia acabado quando os espanhóis chegaram, por exemplo, só acharam as ruínas.

Enfim, toda porrada em colonizador é pouca.

Grande Tupac, maior revolucionário e maior rapper:

22/03/2024 00h46
Acho justificável todos os atos hediondos para meu nascimento que agraciou o mundo.