Aconteceu comigo enquanto conversava casualmente com uma mulher, ela disse que gostava de gastar bastante mesmo porque tinha câncer nos ossos e que não passaria desse ano.
Escute-a atentamente: antes de falar, dê espaço para a pessoa desabafar e externar os seus sentimentos e pensamentos. Ofereça orações: pergunte a ela se aceita suas preces. Orações costumam trazer conforto e paz. Compartilhe esperança: lembre a pessoa do amor de Deus e de Sua promessa de vida eterna para aqueles que acreditam. Cite passagens reconfortantes das Escrituras, como João 14:1-3 ou Romanos 8:18. Mostre compaixão: reconheça o sofrimento e a dor da pessoa. Expressar empatia e solidariedade pode ajudar a pessoa a se sentir compreendida e acolhida. Ofereça apoio prático: pergunte se há algo que você possa fazer para ajudar, seja nas tarefas diárias ou em questões práticas. Reforce a presença de Deus: lembre a pessoa que Deus está com ela em cada momento, especialmente nos momentos mais difíceis (você pode mencionar a presença reconfortante dos sacramentos, como a Unção dos Enfermos). Seja honesto, mas otimista: não minimize a situação, mas ofereça palavras de esperança e fé. Mantenha contato: Ofereça-se para estar presente e em contato, seja por telefone ou pessoalmente, se possível. Isso pode ser reconfortante para a pessoa.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que morra, viverá!
E todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá..."
João 11:25-26
Aconteceu comigo uma vez, eu ofereci conforto e apoio para a pessoa. Quando alguém se encontra assim, tudo que a pessoa precisa é de alguém que demonstre compaixão e traga um pouco de paz para ela.