Por que isso é passado de pai para filho para família a família e assim essas histórias vai ser povoando a decorrer que as pessoas vão habitando em certos locais por isso que o folclore de lobisomens, dragões, e vampiros, é algo tão presente na humanidade e há muito tempo também. Por conta do povoamento dessas história.
* Dragões
Pelo fato desses povos possivelmente terem se esbarrado com fósseis (e não soubessem que eram de dinossauros), logo imaginavam uma criatura semelhante aos dragões (tanto o tipo ocidental quanto oriental).
* Lobisomens e Vampiros
A raiva (doença) possui alguns sintomas que se assemelham com várias das características dessas duas criaturas, como sensibilidade a luz, agressividade e salivação, e pela própria incompreensão dos processos biológicos, imaginavam criaturas semelhantes aos lobisomens e vampiros.
Não são tão comuns nos folclores de vários povos, mas de povos específicos. Além disso, a historiografia aglutinou (misturou) seres semelhantes como se fossem as mesmas entidades, embora para cada cultura elas tivessem significados frequentemente bastante distintos.
Porque são metáforas de conceitos e temores humanos, inclusive de demônios!
Os vampiros das histórias, por exemplo, são inclinados ao mal, voltados às tentações e são imortais como os anjos caídos. Dragões são criaturas ligadas ao fogo e lobisomens são, como alguns demônios, deformados em forma de animais. Histórias que trazem conceitos reais sobre o sobrenatural costumam pegar entre os homens.