eles respondem
Ironicamente graças às redes sociais, pouca coisa é mais genérica e clichê que se achar o diferentão. Uma versão adulta do adolescente que reclama que
"ninguém min intendy!".
Bolou as próprias ideias? Tá cheio de testa oleosa se achando mente brilhante.
Difícil, as vezes cai em outro rebanho
De fato. Principalmente ao que tange ideias, visões de pouco conhecimento, sabedoria, ignorância, preconceito. E milhões de outras.
Se existe pensamento crítico, isso é cada vez mais raro. O que existe cada vez mais é gente falando merdas e se achando crítico; para piorar, com a internet, muitos encontram um grupo de outras pessoas ignorantes e juntos reforçam os próprios enganos
Pode, ajuda a pessoa a não cair no efeito manada e a não adotar ideias errôneas
De nada vale você sair da caverna se a caverna não sair de você.
O pensamento e reflexão próprio, por si só, faz isso
Sem dúvidas.
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Indubitavelmente. Foi por meio da reflexão crítica, cultivada a partir da exploração de obras significativas, como "Uma Breve História do Tempo" do proeminente físico Stephen Hawking, que consegui me desvencilhar do fenômeno de conformidade coletiva.
Essa obra, de modo particular, instigou-me a questionar os preceitos que, naquela época, eram tácitos e inquestionáveis para mim, tal como a concepção divina. A partir desse ponto, iniciei uma indagação sobre os paradigmas sociais que a maioria aderira, a exemplo da instituição matrimonial.
Claro que sim, se não do contrário o indivíduo simplesmente aceitaria tudo que a maioria diz sem parar pra analisar se é verdade ou não.
Problema é quando o burrão tá se achando super crítico e racional, mas está só acreditando em mais uma dúzia de teorias da conspiração e outras bobagens que uma manada de gados tbem julga ser "diferente".
Vide os antivax, discípulos de Olavo, Bolsominions bobos, incluindo a turminha que rezou pra ET na porta do quartel
Deveria mas os que mais dizem ter "pensamento crítico" são os mais coletivistas e totalmente descolados da realidade além da microbolha à qual pertencem.
São os maiores defensores de bizarrices caquéticas como CLT, SUS e estatizações.
Podemos ver isso entre eleitores do Bolsonarismo e Lulopetismo, onde os caras se masturbam com uma fantasia. Na cabeça deles, esses homens são os salvadores, mas na vida real, todo mundo tá perdendo.
A frase da Dilma sobre todo mundo vai perder nunca fez tanto sentido kkkkk
É tão engraçado ver a esquerdalha julgando a direita por acreditar em teorias conspiracionistas, quando os mesmos acreditam caninamente em seus mestres dos magos.
Do mesmo jeito que temos uma direita burra que acredita em fantasmas conspiracionistas, temos uma esquerda alienada em seus grupelhos que acredita que deficit fiscal não importa, que o controle das contas públicas é bobagem, que ter um BC com o mínimo de interferência do governo é uma besteira, que investimento privado não é importante, e que os EUA, evidentemente, tem a chave para o portão do paraíso do Éden, onde só quem eles deixam, podem entrar, logicamente a China e seu partido comunista foi muito bem aceito ali (sic).
Claramente são economistas renomados e que entendem muito de financias públicas e são experts em geopolítica para dizer essas bobagens. Mas, ainda assim, os bobões se retroalimentam, de um lado ou de outro.
Quem nasceu para ser mosca, nunca será uma abelha, princesa. Mosca nasceu para gostar de lixo, merda e voar descontroladamente.
elas respondem
Até perceber que o pensamento crítico te coloca em outro rebanho.
Nem sempre. O ser humano é um ser social, todos fomos condicionados a ser como somos desde antes do nascimento. Por mais que vc tenha criticidade de pensamento, vc ainda vai continuar parte integrante da cultura e das relações sociais. Não existe neutralidade de ação e pensamento nas ciências humanas justamente por conta disso.
Com certeza, ser crítico é algo determinante no ser humano e isso o torna diferente dos demais.
Com certeza.
Mas para isso precisa que o tal rebanho (geralmente) explore essas coisas... É geralmente exercícios que desenvolvem o pensamento crítico que incentivam o indivíduo a ter esse pensamento... Podendo não estar relacionado ao tema que ele pensou na altura.