Porque é uma região abandonada, explorada, e curral eleitoral de uma esquerda sem ideias.
O jeito é receber benefício do governo mesmo, fazer o que. É o próprio governo que suga a alma do nosso país ao ponto de travar o desenvolvimento.
Um país desgraçado que proíbe e regulamenta tudo de forma doentia, tem como crescer não.
O sudeste só não está tão fodido como o nordeste porque tivemos a sorte com a questão do café, não temos a seca, e porque o governo federal em tempos passados priorizou muito a região com investimentos pesados em infra e etc... Porque se não, era para o país inteiro estar na mesma porcaria.
Um misto entre ingenuidade típica de um povo sofrido que se vende por migalhas, um sistema político baseado na corrupção, troca de favores e até pistolagem, total falta de princípios morais e cívicos, oq faz da maior parte do povo nordestino refém de qualquer sistema enganoso e alienador, o povo nordestino é culpado da sua própria desgraça, é um povo bagunçado e gosta de ser assim! Sou Maranhense e moro no Estado que está liderando a pobreza no Brasil, moro aqui desde criança e tenho toda a propriedade de falar a minha indignação com a minha própria gente
O feudalismo é muito forte no nordeste, fora que, quando Salvador deixou de ser a capital e encontraram minas de ouros em Minas gerais, e a queda da produção de açúcar devido o boom da produção de açúcar na Jamaica, produzida pelos holandeses, esses que estavam e fundaram recife e depois nova York.
A seca tbm impactou no desenvolvimento do nordeste, principalmente no interior, apenas na região da zona da mata é que tem período de chuva certinho, ou seja, dá para plantar sabendo que vai chover.
E outra coisa, o Brasil sempre existiu auxílio, quando os primeiros italianos e alemães chegaram ao Brasil, tiveram a passagem pagas pelos impostos dos brasileiros, ganharam terras no Sul do país, inclusive com infraestrutura para escoar suas produções para o porto, em Santa Catarina. Tudo mastigado, com o intuito de embranquecer a população Brasileira.
Também tiveram facilidade em conseguir empréstimo, incentivo a moradores locais em dar abrigo aos recém europeus até eles se estabilizarem. Enquanto a população negra, alforriado, com o fim da escravidão, ficaram a Deus dará.
Só com políticas públicas que um lugar se desenvolve, mas isso levar tempo, daqui a uns 30 anos tudo será diferente e para melhor.