Paixão é a busca da satisfação de um sentimento seu canalizada em outra pessoa.
Amor são ações ou renúncias feitas por uma pessoa para buscar o bem de outra.
A paixão é uma força inexorável que se manifesta nas mais variadas relações, sobretudo no ato de procriação. É uma ilusão poderosa, é uma criança que quer vir ao mundo. O amor surge ou pode surgir, quando uma das características mais cruciais da paixão vem à tona, ou seja, sua transitoriedade. Gosto de enxergar o amor como um esforço contínuo, um cuidado, ações.
A paixão vem intensa, tórrida, deixa a pessoa meio cega pelo outro, irracional, e é passageira.
O amor surge aos poucos, está nos detalhes, na rotina, nas renúncias e dedicação. É enxergar plenamente os defeitos do outro e decidir que o quer apesar disso, mas sem necessariamente fechar os olhos para os defeitos. É duradouro, leve e genuíno.
O amor é mais calmo, profundo e duradouro. É um sentimento que nos faz querer cuidar, compreender e estar ao lado da pessoa que amamos,mesmo nos momentos difíceis. Já a paixão é mais intensa,mas também pode diminuir com o tempo. O amor se constrói aos poucos, enquanto a paixão muitas vezes surge de forma instantânea
Amor é uma escolha., é calmo, te traz paz. Você escolhe amar alguém mesmo sabendo dos defeitos, das limitações do outro... a paixão não, é uma atração muito forte por alguém. É aquele sentimento que você fica eufórico...
A paixão é quando você se encanta e admira alguém, até mesmo idealiza que a pessoa é perfeita e não tem defeitos, é como se ficasse cego pela outra enaltecendo só os pontos fortes dela. A paixão acontece de forma rápida e é passageira. Já o amor, o amor acontece lentamente, é duradouro e profundo, as vezes você nem consegue descrever o por que a ama, apenas ama. Independente dos pontos fracos e dos defeitos, você só quer ver a pessoa bem, só quer cuida-lá, está com ela independente das dificuldades e diferenças.