É óbvio, é adotado por qualquer país verdadeiramente democrático e que respeita as liberdades individuais.

Na França e EUA, as maiores democracias do mundo, é algo opcional, ninguém é forçado a nada.

Aqui é vendido que moramos num país democrático que respeita as liberdades individuais, mas você não tem liberdade de expressão, é obrigado a votar, a prestar o serviço militar, dentre outros..

Não vivemos numa democracia de verdade nem ferrando.
28/04/2024 14h32
Lógico. Olha no mundo onde se tem voto obrigatório:

anônimo
28/04/2024 14h49
Sou a favor do fim da democracia, precisamos de uma ditadura.
28/04/2024 14h50
Sou a favor das pessoas politizarem-se. Entenderem que política é diferente de religião e se discute sim.
É uma estupidez dizer que política não se discute. Só não se deve brigar por política, óbvio.
28/04/2024 17h33
Totalmente! Quase todos os votos são inconscientes, em qualquer candidato que seja, por pura obrigação. O voto facultativo mantém o referido direito político, mas potencializa um cenário de votos apenas conscientes, de quem, pelo menos, sabe o que é política e lê o projeto de governo dos candidatos, coisa que quase todo mundo nem sabe que existe.
28/04/2024 15h24
Já não existe voto no Brasil, se não o larápio não teria sido eleito
anônimo
28/04/2024 14h47
Sou sim. Votar deveria ser um direito, então por quê é obrigatório? O fato de ser um direito infere que é uma escolha, a pessoa exerce ou não dependendo de seu critério.
28/04/2024 15h10
Sou a favor
28/04/2024 14h44
Indubitavelmente.
elas respondem
anônima
28/04/2024 14h34
Sim, sou a favor. Eu mesma não gostaria de votar, mas sou obrigada.
anônima
28/04/2024 21h45
É melhor que uma ditadura. Uma pena que eu mesma odeio ir votar, por conta das opções lamentáveis que surgem todo o ano.
28/04/2024 15h20
SIM
no Brasil um menor de idade não pode ir preso, mas pode votar... no mínimo curioso.
anônima
28/04/2024 23h17
Não.
28/04/2024 17h37
Sou a favor sim do fim do voto obrigatório. Se é um direito por que eu sou obrigada a votar? Se os cidadãos tivessem esse poder de escolha de ir ou não ir votar, creio que os candidatos se empenhariam em criar um plano de governo realista e decente ,e bem como se eleitos, eles se empenhariam em criar leis que beneficiassem a população e não somente eles.