A pessoa é cega e vai visitar um local. Alguém sabe me dizer como que ela consegue usufruir sem nunca ter visto qualquer monumento antes?
Não sei se era cego de nascença.
Você sabe que existem vários níveis de cegueira né?
Tem gente que vê tudo borrado.
Tem gente que a visão se perde pela distância focal. Que inclusive usa celular com letras muito grandes e perto do rosto quase como se estivesse cheirando, mas incapaz de perceber uma pessoa a alguns metros a sua frente.
Outros enxergam escuro e tudo parece sombras.
E ainda temos a sensação de estar no local. Ele pode ter ficado cego numa idade e tem o prazer de saber que está no local. Pode ser estranho,mas é o que ele tem.
Houve um período da história em que as pessoas cultivavam esse mesmo pensamento, nessa época pessoas com necessidades especiais eram até mesmo sacrificadas após o nascimento. Às vezes eu tenho sérias dúvidas sobre se a humanidade realmente conseguiu evoluir com o passar do tempo e melhorou a forma de encarar e tratar essas pessoas. Não é raro ver alguém emitindo essa perspectiva negativa em relação à capacidade de pessoas com necessidades especiais. Eu não vejo motivos para que uma pessoa cega não conseguisse desfrutar de uma experiência turística.